Levantamento entomológico em cultivo de Manihot esculenta e em área de Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1160Resumen
RESUMO: A Manihot esculenta, popularmente conhecida como mandioca, é um alimento comum em países tropicais e semitropicais, tratando-se da região nordeste ela é cultivada principalmente em áreas sujeitas a períodos de seca e em solos de baixa fertilidade, sendo um dos principais produtos agrícolas cultivado no estado de Alagoas, o qual constitui um cultivo tipicamente de exploração familiar e tem um alto potencial para a alimentação animal. A pesquisa objetivou realizar um levantamento em um cultivo de M. esculenta e em área com reserva de Mata Atlântica de ordens e famílias de artrópodes presentes nas duas áreas. A coleta ocorreu no decorrer dos meses de abril a junho. Para realizar o experimento utilizou-se armadilhas do tipo pitfall e bandeja amarela, a montagem das mesmas procedeu-se da seguinte forma: foram feitas 10 aberturas no solo das respectivas áreas selecionadas, de modo que as bordas das armadilhas ficassem niveladas com a superfície do solo, essas foram dispostas em zigue-zague com distância de 3 metros, dentro das armadilhas foram colocados 500 mL de água e 5 gotas de detergente para que a tensão superficial da água fosse quebrada, também foram dispostas armadilhas do tipo bandeja amarela, no qual foram utilizadas 10 bandejas pintadas com tinta de cor amarela, essa cor em especial é usada como atrativo para algumas espécies de artrópodes. Para a análise dos dados, utilizou-se os índices de diversidade de Shannon-Wiener, Margalef e de dominância de Berger-Parker, obtendo resultados referentes aos maiores índices de diversidade e domínio nas armadilhas em região de mata e cultivo. Constatou-se a partir dos resultados, que dos artrópodes identificados, obteve-se a predominância das famílias Formicidae (44,2%) e Muscidae (44,9%), sendo identificadas 10 ordens e 14 famílias do filo Arthropoda, que constituem a fauna da Mata Atlântica e do cultivo da mandioca. Assim, o estudo executado permite novas análises relativas à constituição da fauna de invertebrados local, tendo em vista a diversidade de indivíduos coletados.
PALAVRAS-CHAVE: Diversidade, Famílias, Índices.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vanessa Fernandes Soares, Luiz Fernando da Silva, Rubens Pessoa de Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”