A teoria do caos na ecologia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1194Resumen
RESUMO: A teoria do caos em ecologia foi um importante avanço dessa ciência em termos de método científico, pois, muito do que se pensava e fazia de análise estatística foi repensado a partir das propostas da equação logística originada pela ideia da teoria do caos. Nesse contexto, é importante compreender as contribuições e a limitações que a dinâmica caótica em sistemas naturais ou em dados ecológicos pode ter para a ecologia. O objetivo desse trabalho foi fazer uma revisão de como a teoria do caos e suas propostas teóricas, estatísticas e metodológicas influenciaram na ecologia. Os resultados da revisão apontam para uma compreensão de que a teoria do caos possui muitas limitações para a ecologia por vários motivos diferentes, e que em contrapartida também traz importantes contribuições e apresenta perspectivas interessantes para novos estudos e pesquisas em ecologia e biologia da conservação. Conclui-se aqui que a teoria do caos foi apenas um passo na ideia de repensar a estatística em ecologia e que muito ainda precisa ser questionado e acrescentado para que se possa de fato dizer se o caos em sistemas naturais existe ou não.
PALAVRAS-CHAVE: sistemas caóticos, estatística, dinâmicas naturais, ecologia, conservação.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thamyres Sabrina Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”