A disciplina de Geografia e o uso de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico de ensino: uma experiência com 9° ano e PG IV

Autores/as

  • Roselma Lopes Ribeiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1224

Resumen

RESUMO: O presente trabalho aborda a utilização de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico no ensino de Geografia. O objetivo é apresentar os recursos metodológicos utilizados em sala de aula na disciplina de Geografia.  As atividades foram desenvolvidas nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II e na turma de PG IV durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) numa escola estadual na cidade de Maceió/AL. Os jogos utilizados enquanto recurso metodológico em sala de aula foram o bingo geográfico e o caça palavras. Assim, proporcionando aos estudantes um aprendizado lúdico e motivador com fulcro no desenvolvimento de habilidades cognitivas como observação, interação e participação nas atividades propostas.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade lúdica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Roselma Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO).

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Ribeiro, R. L. (2020). A disciplina de Geografia e o uso de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico de ensino: uma experiência com 9° ano e PG IV. Diversitas Journal, 5(4), 3081–3089. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1224