A disciplina de Geografia e o uso de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico de ensino: uma experiência com 9° ano e PG IV
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1224Resumen
RESUMO: O presente trabalho aborda a utilização de jogos pedagógicos enquanto recurso metodológico no ensino de Geografia. O objetivo é apresentar os recursos metodológicos utilizados em sala de aula na disciplina de Geografia. As atividades foram desenvolvidas nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II e na turma de PG IV durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) numa escola estadual na cidade de Maceió/AL. Os jogos utilizados enquanto recurso metodológico em sala de aula foram o bingo geográfico e o caça palavras. Assim, proporcionando aos estudantes um aprendizado lúdico e motivador com fulcro no desenvolvimento de habilidades cognitivas como observação, interação e participação nas atividades propostas.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade lúdica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Roselma Lopes Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”