Impacto do pré dipping, padrão racial e ordem dos jatos de leite sobre a atividade microbiológica e físico-química do leite cru bovino
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1273Resumen
RESUMO: A bovinocultura leiteira é uma das principais atividades econômicas do Brasil, desempenhando papel importante na renda de milhões de famílias e na alimentação de qualidade. Objetivou-se estudar a influência do padrão racial e o uso do pré dipping sobre as composições microbiológicas e físico-químicas do leite bovino cru. O estudo foi desenvolvido em Santana do Ipanema, município localizado no Semiárido Brasileiro. Os tratamentos consistiram na avaliação da ordem dos jatos, padrão racial (Girolando e Holandesa) e a adoção do pré dipping, cada grupo contou com dez animais. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão a 5% de probabilidade para o erro tipo I. Para a comparação entre o grupo racial e o uso do pré dipping foi realizada a comparação através do teste de tukey a 5% de probabilidade. A ordem dos jatos de leite promoveu efeito linear decresceste (P<0,05) com uma redução de 94,27% da contagem de bactérias totais no último jato de leite, quando comparado ao primeiro. A proteína, densidade, estrato seco desengordurado e índice crioscópico do leite tiveram efeito linear decrescente (P<0,05) e a gordura efeito quadrático (P<0,05) em função dos jatos de leite. O padrão Racial não interfereriu (P>0,05) na contagem de bactérias totais, proteína, água adicionada, índice crioscópico e densidade do leite, entretanto a raça Girolando apresentar menor teor de gordura e pH (P<0,05) do leite mais elevado em relação animais da raça Holandesa. O uso do pré dipping promoveu redução (P<0,005) da contagem de bactérias totais em 0,80 UFC mL-1 de leite. O avançar da ordenha (jatos de leite) e o uso de pré dipping promove diminuição da carga bacteriana do teto, justificando a necessidade do descarte dos três primeiros jatos de leite.
PALAVRAS-CHAVE: Raças Leiteiras; Semiárido; Qualidade.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Neilson Silva Santos, Cléber Fontes de Medeiros, José Crisólogo de Sales Silva, Cleyton de Almeida Araújo, Thayse Cristina de Freitas Sarmento, Cintia Nunes Fontes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”