Intensidade de herbivoria na espécie Macroptilium lathyroides (Fabaceae)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1306Resumen
RESUMO: As interações planta-animal, apresentam-se através de relações ditas desarmônicas ou antagonistas, e harmônicas ou de cooperação. Levando em consideração as relações antagonistas, a herbivoria é a mais importante, podendo afetar as folhas (folivoria), flores (florivoria), frutos (frugivoria) e sementes (granivoria). Fatores ambientais, dentre eles a densidade de plantas e interação com formigas, podem interferir diretamente nas taxas de herbivoria. O objetivo deste estudo foi investigar a ocorrência e intensidade da herbivoria em indivíduos isolados e adensados de Macroptilium lathyroides. A pesquisa foi realizada em uma área adjacente da Universidade Estadual de Alagoas, localizada no município de Palmeira dos Índios-AL, área com sinais de perturbação antrópica, a vegetação apresenta características de transição entre Mata Atlântica e Caatinga. A espécie estudada foi M. lathyroides uma herbácea que possui nectários extraflorais associados às suas estruturas reprodutivas. Foram avaliadas as taxas de folivoria, florivoria e frugivoria em 100 indivíduos ocorrentes em diferentes densidades, contabilizando o número total de folhas, flores e frutos com e sem sinais de herbivoria. Para análise estatística foi utilizado o teste chi quadrado com auxílio da ferramenta estatística BioEstat 5.0. A folivoria apresentou maiores taxas em indivíduos isolados, contudo a frugivoria não foi afetada. Na área de estudo, a folivoria foi afetada pela densidade, o que pode afetar a manutenção dessa espécie no local.
PALAVRAS-CHAVE: Folivoria, florivoria, frugivoria, interação herbívoro-planta.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jaciele Targino da Silva, Charlane Moura da Silva, José Ronaldo Ferreira de Lima, Natan Messias de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”