Revisão e Realidade da RESEX Marinha da Lagoa do Jequiá
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1309Resumen
RESUMO: A atividade turística é a segunda mais importante na economia de Alagoas. Para além disso, o turismo alagoano é diverso em sua natureza e atrativos. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão de literatura com vista colocar uma lupa na discussão sobre turismo e impacto ambiental em Reservas Extrativistas (Resex), que são Unidades de Conservação de uso sustentável e cujos principais beneficiários são a comunidade do local. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para problematizar a relação entre os impactos ambientais e o turismo, a qual validou essa estreita relação. Ainda como apontamentos, foi observado na Resex estudada que toda a oferta e a demanda da atividade turística na região estão lastreadas no uso dos recursos naturais: praias, rios e piscinas naturais, principais atrativos trabalhados pelo turismo. Deste modo, os impactos do turismo estão caracterizados por serem relacionados com a economia, principalmente. Este trabalho faz parte de uma pesquisa com autorização no SISBIO nº. 69227-1.
PALAVRAS-CHAVES: Turismo, Impacto Ambiental, Reserva Extrativista, Alagoas.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Adriana Thiara de Oliveira Silva, Janaina Accordi Junkes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”