Itabaiana Grande: cenários econômicos e culturais da cidade dos caminhoneiros
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1341Resumen
RESUMO: Este artigo é fruto de trabalho desenvolvido no âmbito de estudos sobre aspectos culturais, sociais e econômicos frente à dinâmica de uma cidade sergipana de grande relevância socioeconômica regional. O objetivo do mesmo foi destacar as nuances econômica e social frente a centralidade que a cidade de Itabaiana possui na rede urbana do estado de Sergipe, com alcance no cenário nacional. Utilizou-se como metodologia ao longo do estudo a pesquisa documental e bibliográfica, a análise de paisagem e a observação não-estruturada. Percebe-se ao longo da pesquisa a interdependência econômica da sede urbana com o meio rural frente as interações socioeconômicas estabelecidas na região. Além disso, ressalta-se a centralidade da feira como patrimônio cultural de um povo, indo além dos fatores econômicos, e o papel fundamental do comércio diante do desenvolvimento local.
PALAVRAS-CHAVE: Centralidade urbana. Feira. Desenvolvimento local. Cultura. Economia.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Phellipe Cunha da Silva, Maria José Nascimento Soares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”