A prática inclusiva no processo de educação de crianças deficientes
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1343Resumen
RESUMO: Introdução: Portadores de deficiências, apresentam limitações de atividades e restrições de participação social, o que implica na qualidade da educação desses indivíduos. Objetivo: destacar as práticas de inclusão como abordagem didática diante do processo de educação de crianças com deficiências ou distúrbios. Demonstrando as dificuldades de aprendizagem, apresentando aspectos relacionados à saúde desses indivíduos e a importância do papel do professor, da escola e da família nesse contexto, além disso, destacar a intervenção com ferramentas pedagógicas, visando facilitar o processo de ensino/aprendizagem de acordo com a especificidade de cada aluno. Metodologia: Trata-se de uma de revisão narrativa da literatura realizado entre maio e junho de 2020. Incluindo artigos, teses e publicações científicas disponíveis eletronicamente na íntegra, além de dados de órgãos internacionais e governamentais, em língua portuguesa e inglesa, publicados entres os anos de 2001 a 2020. Resultados e Discussão: Foi observado que as práticas inclusivas são medidas eficazes e essenciais no processo de educação de crianças com deficiências ou distúrbios, são necessárias para atender as dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses indivíduos. Estas práticas apresentam como enfoque intervenções com o uso de ferramentas pedagógicas, que facilitam o processo de ensino/aprendizagem de acordo com a especificidade que cada aluno apresenta, garantindo assim, maior interação social, melhores condições de aprendizagem e maior autonomia para estes alunos. Diante desse contexto a família, os professores e a escola se mostram essenciais em todo desenvolvimento desse processo. Conclusão: Dessa forma é essencial a implementação das práticas inclusivas no âmbito escolar para uma educação mais democrática entre as diferentes necessidades de cada estudante além disso é notável que apesar dos avanços nas políticas públicas ao longo dos anos, os aspectos relacionados ao acesso à saúde e a condições socioeconômicas desses indivíduos ainda são precários, cabendo maiores investimentos diante dessas circunstâncias, para assim, garantir a efetivação plena de todos os direitos das pessoas com deficiência.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades Educacionais, Deficiência, Inclusão.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Juciara Inácio dos Santos, Lázaro Heleno Santos de Oliveira, Jéssica Alves Inácio dos Santos, Joicielly França Bispo, Maria José de Brito Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”