Contributos de um memorial de formação: saberes formativos sobre a Educação Profissional integrada à EJA
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1370Resumen
RESUMO: Diante da chamada por uma educação integral na formação profissional de jovens e adultos – PROEJA, observa-se um movimento de atenção à formação docente e aos saberes necessários para atuar nessa modalidade de ensino. Como resultado de estudos realizados durante participação no Curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – EJA/PROEJA, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, este trabalho tem por objetivo socializar saberes formativos que contribuem para o desenvolvimento profissional docente, a partir de um resgate das aprendizagens significativas vivenciadas no Curso em tela. Para tanto, utilizo como procedimento metodológico a escrita de um memorial de formação, refletindo sobre aqueles saberes identificados como caracterizadores da proposta formativa. Percebo nas experiências vividas a pertinência de investimentos de propostas formativas direcionadas à atualização pedagógica do professor da EJA/PROEJA em abordagens atuais sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na mediação pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégias de ensino, Saberes docentes, EJA/PROEJA.
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