Processos de inclusão e exclusão da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1376Resumen
RESUMO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foi realizada uma vasta pesquisa nos bancos de dados do The Scientific Electronic Library Online - SciELO e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com objetivo geral de analisar as produções que abordam ou correlacionam a inserção de pessoas com deficiência visual (PCDV) no mercado de trabalho brasileiro, publicados no período de 2002 a 2018. A partir dos critérios estabelecidos, foram selecionados 15 (quinze) pesquisas para a amostra final entre artigos, tese e dissertações que contribuíram de forma expressiva, atendendo ao objetivo principal desta revisão integrativa. A partir dos resultados, as discussões foram organizadas em discutir o conceito de deficiência, caracterização da deficiência visual, acesso ao mercado de trabalho, lei de cotas e centros de reabilitação. Os resultados analisados revelam expressivamente que é significativa a falta de inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho nos últimos 16 anos, apontando as dificuldades e oportunidades dos últimos anos, seja por falta de estudo, capacitação, adaptação ao novo ambiente laboral ou inclusão por lei de cotas.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão, Deficiência Visual, Mercado de Trabalho.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Laís Chaves Bomfim, Alessandra Bonorandi Dounis, Márcia Izabela Mendes Porangaba, José Júnior Bezerra da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”