Bioatividade do óleo de Neem em adultos de Cigarrinha Empoasca kraemeri (Hemiptera: Cicadellidae)
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1383Resumen
RESUMO: Empoasca kraemeri (Hemiptera: Cicadellidae) é uma praga da cultura da batata doce. Seu controle demanda de aplicações de inseticidas sintéticos, o que causa o surgimento de resistência da praga a esses produtos e contaminação do ambiente. Desta forma, o uso de óleos essenciais apresenta-se como uma alternativa para o controle do inseto. Contudo o presente trabalho teve como objetivo avaliar a bioatividade do óleo de Neem sobre E. kraemeri. Foi avaliada a bioatividade do óleo de Neem sobre E. kraemeri em condições de laboratório. Para constatação do efeito folhas de Ipomea batatas foram pulverizados nas concentrações 6,0; 3,0; 1,5; 0,75 e 0,25 ul L-1 fornecidas a adultos. As testemunhas foram pulverizadas com água destilada. O deloneamento foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e cinco repetições com vinte insetos por folhas. O experimento foi mantido, em laboratório, a 25 ± 2°C; UR de 50 ± 10% e fotofase de 12. O extrato causou mortalidade dos adultos reduzindo a sobrevivência de E. kraemeri. Houve mortalidade de 70% a 100%, demonstrando a ação de contato do composto e seu potencial para controle da cigarrinha. Diante dos resultados obtidos, foi possível concluir que, o óleo de Neem ocasionou significativa mortalidade sobre os adultos de Cigarrinha E. kraemeri.
PALAVRAS-CHAVE: Bioativo, Controle, Manejo Integrado de pragas.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria Jéssica Cabral; Rodrigo Almeida Pinheiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”