Avaliação da degradação de pasto nativo embasada em parâmetros de solo
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1424Resumen
RESUMO: As pastagens nativas favorecem a produção animal no estado de Alagoas e sua importância está no baixo custo de produção, na resiliência destas espécies as condições edafoclimáticas da região e na diversidade de espécies forrageiras. Entretanto, tanto o conhecimento sobre a flora agrostológica espontânea no semiárido, quanto o reconhecimento do processo de degradação, são ainda incipientes. O estudo avaliou o estádio de degradação de pasto nativo no município de Cacimbinhas-AL usando parâmetros relacionados ao solo. A analise associou dados de fertilidade, declividade do terreno, cobertura vegetal por dois métodos - Stocking (1994) adaptado por Magalhães et al. (2004) e do quadrado e o histórico de uso e manejo da terra. A espécie forrageira nativa foi coletada e identificada por análise morfológica. A pastagem constituída por Digitaria horizontalis willd, gramínea popularmente conhecido como milhã se desenvolve sobre um solo com baixa fertilidade. A mobilização excessiva decorrente do uso em sistema integrado lavoura-pecuária associada ao superpastejo favoreceram a compactação, a erosão superficial e comprometem o desenvolvimento da forrageira. Os dados da cobertura do solo associados aos da fertilidade e manejo possibilitaram identificar e compreender a dinâmica dos processos que determinam o estadio de degradação do pasto nativo. Pelo método do quadrado apenas 7,8% do solo estava descoberto e em 23,18% da área havia capim milhã. Esses valores divergem dos encontrados pelo método de Stocking que foram respectivamente 8% para o capim milhã, 89,5% para solo desprovido de vegetação e 2,5% para áreas cobertas por ervas invasoras. O método de Stocking acentuou os valores de áreas descobertas, fato atribuído ao tamanho reduzido da área de coleta de informação usado nesta técnica. A pastagem encontra-se com nível 3, forte grau de degradação. A redução da fertilidade do solo, o excesso de lotação com intenso pisoteio e o consumo da planta são fatores que comprometem a sustentabilidade desse pasto.
PALAVRAS-CHAVE: Degradação, semiárido, forragem.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thiago Soares de Oliveira, Claudia Csekö Nolasco de Carvalho, Camila Chagas Correia, Erica Cseko Nolasco Freitas Fonseca, Fabio Carvalho Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”