Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1487Resumen
RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar os fatores associados ao desempenho educacional de estudantes das escolas públicas de Alagoas. Considera-se como variável dependente as notas obtidas pelos alunos da 4ª série/5ºano do ensino fundamental nos testes de Matemática e como fatores explicativos do desempenho estudantil as características do ambiente escolar, características da família e fatores individuais dos estudantes. A metodologia empregada tem como base um modelo hierárquico, recomendado para lidar com a natureza hierarquizada de dados educacionais. Em linhas gerais, os resultados indicam que a proficiência é fortemente influenciada pelas características pessoais e familiares do aluno, tais como: gênero, cor, escolaridade da mãe, condição em relação ao trabalho, cumprimento do dever, etc. Entre as variáveis escolares destaca-se a infraestrutura física ofertada pelas escolas e a presença de professores com ensino superior. Deste modo, conclui-se que a nota em matemática na série analisada é altamente influenciada por atributos do aluno, mas as escolas também agregam valor ao desempenho dos estudantes. O modelo demonstra que a condição de trabalho do estudante se comporta diferentemente entre as escolas. No mais, constatou-se que o efeito do envolvimento da família afeta menos o desempenho quando a proporção de alunos em atraso na escola é maior.
PALAVRAS-CHAVE: Desempenho Escolar, Prova Brasil, Modelo Hierárquico.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Josiane Souza de de Paula
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”