Ensino e aprendizagem das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1512Resumen
RESUMO: O objetivo desse artigo é identificar como deve ser o ensino de competências orientados pela Base Nacional Comum Curricular, uma vez que esta define competências, habilidades e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que explicitam as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver durante a educação básica. O percurso metodológico foram as formações dos acadêmicos bolsistas e a elaboração de projetos interdisciplinares norteados pelas dez competências gerais da BNCC com a utilização da metodologia ativa por problematização adaptada do Arco de Maguerez. Nesta adaptação o método possui três etapas: situações da realidade, teorização e aplicação à realidade. São exemplificadas alternativas metodológicas com suas características essenciais para o plano de ensino e a elaboração de projetos interdisciplinares. O plano de ensino e aprendizagem de competências deve contemplar a relação entre os componentes: competências, habilidades, conteúdos, estratégias pedagógicas e avaliação. Com esta investigação, compartilha-se ainda conhecimentos e métodos amparados na prática, com vistas a configurar um desenvolvimento profissional que estimule e incentive o trabalho docente de qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo, metodologia ativa, aprendizagem baseada em problema.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Eliane Marques dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”