Ensino e aprendizagem das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1512

Resumo

RESUMO: O objetivo desse artigo é identificar como deve ser o ensino de competências orientados pela Base Nacional Comum Curricular, uma vez que esta define competências, habilidades e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que explicitam as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver durante a educação básica. O percurso metodológico foram as formações dos acadêmicos bolsistas e a elaboração de projetos interdisciplinares norteados pelas dez competências gerais da BNCC com a utilização da metodologia ativa por problematização adaptada do Arco de Maguerez. Nesta adaptação o método possui três etapas: situações da realidade, teorização e aplicação à realidade. São exemplificadas alternativas metodológicas com suas características essenciais para o plano de ensino e a elaboração de projetos interdisciplinares. O plano de ensino e aprendizagem de competências deve contemplar a relação entre os componentes: competências, habilidades, conteúdos, estratégias pedagógicas e avaliação. Com esta investigação, compartilha-se ainda conhecimentos e métodos amparados na prática, com vistas a configurar um desenvolvimento profissional que estimule e incentive o trabalho docente de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo, metodologia ativa, aprendizagem baseada em problema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Santos, E. M. dos. (2020). Ensino e aprendizagem das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Diversitas Journal, 5(4), 3293–3308. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1512

Edição

Seção

Dossiê Tem. - PIBID e formação docente: políticas públicas e práticas educativas