Aspectos do processo de colonização e infecção por Staphylococcus aureus no período neonatal – resgate de evidências
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1546Resumen
RESUMO: O período neonatal é marcado por exigências de cuidados adequados às vulnerabilidades orgânicas do recém-nascido. Nesse sentido, as infecções são uma questão de saúde pública apontada como a principal causa de óbito no período neonatal, ganhando destaque aquelas de origem bacteriana. Assim, o objetivo desse estudo foi reunir evidências sobre aspectos do processo de colonização e infecção no período neonatal. Trata-se de uma revisão crítica da literatura realizada nas bases de dados indexadas em bibliotecas virtuais de acesso aberto e na literatura cinzenta (2009-2019). As buscas ocorreram nas bases de dados indexadas na biblioteca eletrônica SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e buscador eletrônico Google Scholar por meio dos descritores: “Recém-nascido prematuro”, “Neonato”, “Colonização”, “Infecção” e “Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”. As evidências resgatadas foram agrupadas em 4 categorias, intituladas como: a) o período neonatal como fator de risco; b) colonização do neonato; c) infecção no neonato; e d) espécie Staphylococcus aureus. Essas categorias sintetizam as evidências produzidas sobre o tema nos últimos anos. Desse modo, o conhecimento gerado nessa revisão reúne uma síntese sobre os aspectos do processo de colonização e infecção no período neonatal, ressaltando a importância de novas pesquisas.
PALAVRAS-CHAVE: Recém-nascido Prematuro; Infecção; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Davi Porfirio da Silva, Viviane dos Santos Melo, Igor Michel Ramos dos Santos, Rodrigo José Nunes Calumby, Fernanda Cristina de Albuquerque Maranhão, Rossana Teotônio de Farias Moreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”