Uso de planejamento fatorial no estudo do potencial fitotóxico de Amburana cearensis (Fabaceae), Delonix regia (Fabaceae), Tabebuia avellanedae (Bignoniaceae) sobre sementes de alface
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1580Resumen
RESUMO: As plantas daninhas são um dos principais problemas no cultivo de produtos agrícolas e o principal método de controle ainda é o uso de herbicidas químicos, que embora eficientes, trazem consequências diretas e indiretas superando os benefícios em muitos casos, abrindo assim caminho para a pesquisa e desenvolvimento de bioherbicidas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de um planejamento fatorial 23, qual o melhor caminho experimental para inibição de germinação de sementes de Lactuca sativa, estudando as variáveis concentração, parte da planta e solvente de extração além de suas interações. Com isso, foram obtidos os extratos etanólicos, bem como, extratos aquosos da casca do caule e das folhas de três espécies de ocorrência no estado de Alagoas. Seguindo a realização dos bioensaios de germinação e crescimento inicial de sementes de L. sativa frente aos extratos nas concentrações 50% e 100% em laboratório. Ficou evidenciado que o extrato etanólico da Delonix regia numa concentração mais diluída é mais eficiente na inibição da germinação. Em relação as espécies Amburana cearensis e Tabebuia avellanedae melhores efeitos de inibição foram apresentados quando os extratos eram do caule e folha respectivamente.
PALAVRAS-CHAVE: Aleloquímicos, Controle de Pragas, Análise Estatística.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Erika Matias da Silva, Érik José Ferreira da Silva, Edjane Vieira Pires, Cenira Monteiro de Carvalho, Wagner Roberto de Oliveira Pimentel, Pedro Almeida do Nascimento Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”