O Sistema Único de Saúde nos planos de governo dos candidatos à prefeitura de um município alagoano
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1739Resumen
RESUMO: Diante da conjuntura e da importância do diálogo entre o fazer política e o fazer saúde, a pesquisa teve por objetivo descrever como o Sistema Único de Saúde (SUS) foi abordado nos planos de governo de candidatos à prefeitura de um município do Estado de Alagoas. Metodologicamente, tratou-se de um estudo descritivo com a técnica de pesquisa documental. Os documentos objeto de pesquisa foram extraídos do portal de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral. Em um primeiro momento, expõe-se o plano de governo dos três candidatos para a área de saúde e em um segundo, apresenta-se as pautas prioritárias para o setor propostas pelo Conselho Nacional de Saúde buscando estabelecer conexões entre o que se espera pelo controle social a nível Brasil e o que foi proposto a nível local discutindo à luz da legislação pertinente em saúde e das políticas nacionais. Percebeu-se que o Sistema Único de Saúde foi abordado de forma superficial por todos os candidatos, assim, parece que os postulantes desconheciam as generalidades e especificidades das principais políticas de saúde vigentes no País e a estrutura e o funcionamento do sistema de saúde, visto que, em sua maioria, as propostas destoaram do que preconiza a legislação do SUS. As propostas dos candidatos pouco dialogaram com a carta de saúde pública elaborada pelo CNS.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema Único de Saúde, Política de Saúde, Gestão em Saúde.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Erivaldo Santos de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”