Levantamento e identificação de Collembola em área de cultivo de Persea americana L.
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1740Resumen
RESUMO: Organismos como Collembola são indicadores de qualidade do solo e exercem funções como decompositores que promovem a fragmentação da serrapilheira, melhoram a estrutura e aeração do solo. Com esse trabalho objetivou-se realizar o levantamento e identificação de Collembola em área com cultivo de abacate. As coletas foram realizadas utilizando armadilhas modelo Pitfall em área de cultivo de abacate, no período de abril a julho. Ao total foram realizadas seis coletas quinzenais a campo e posteriormente as amostras foram levadas ao laboratório para contagem e identificação. Foram feitas análises do solo nos pontos de coleta. Para as análises estatísticas foram utilizadas correlação de Pearson e o diagrama de dispersão coeficiente linear. Houve maior quantidade de colêmbolos coletados da familia Entomobryidae em maio, com 52,55 % do total capturado; e baixos porcentuais abril, junho e 18 de julho com valores de 3,6%, 6,24% e 8,35% respectivamente. O ponto 7 destacou-se com 229 colêmbolos coletados e o ponto 6 com 7 indivíduos, menor quantidade em todo o período do levantamento. Com base nos resultados da análise química de solo foram obtidos resultados de corrrelacão positiva fraca para o manganês, o zinco com relação negativa fraca, seguida do cobre também fraca. E uma correlação positiva moderada para matéria orgânica que se destacou com maior correlação, indicando uma provável influência da matéria orgânica na presença de Collembola.
PALAVRAS-CHAVE: Abacateiro, bioindicadores, Entomobryidae.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Thayne Marilis de Souza, Larissa Lúcio da Mota Medeiros, Eliana Alcantra, Alisson Souza de Oliveira, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”