Fungos Fitopatogênicos de Solo em Sistemas Agroflorestais: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1787Resumen
RESUMO: O objetivo da presente pesquisa foi explorar alternativas de manejo para minimizar a ação de fungos fitopatogênicos de solo em sistemas agroflorestais por meio de revisão bibliográfica. Os fitopatógenos de solo podem causar sérios danos aos cultivos, acarretando severas perdas econômicas aos produtores, caso estratégias de manejo e controle não sejam implementadas adequadamente. Sistemas Agroflorestais tradicionalmente são sistemas produtivos que buscam meios alternativos aos convencionais baseados na adoção de insumos químicos para realizar a produção. Por fim, considerou-se o uso de Trichoderma como microrganismo antagônico ser um dos métodos e técnicas mais promissores para controle de fitopatógenos habitantes do solo.
PALAVRAS-CHAVE: Fungo de solo, Controle alternativo, Manejo Sustentável.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 João Paulo Agápto, Tiago Palladino Delforno, José Maria Gusman Ferraz, Iolanda Cristina Silveira Duarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”