Expectativas do Jovem do Campo do Município de Palmeira dos Índios ao Ingresso no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.189Resumen
RESUMO: Este artigo discorre a respeito da expectativa do jovem do campo ao ingresso no Ensino Superior, pois, é uma trajetória que significa muito para cada estudante, especialmente devido ser um período ligado às transformações e adequações peculiares da adolescência. Este estudo tem o objetivo de expor a expectativa do jovem do município de Palmeira dos Índios, a entrada ao ensino superior. Para esta produção optou-se pela pesquisa de campo no município de Palmeira dos Índios no Distrito Canafístula de Frei Damião, com entrevistas dos docentes, discentes da Escola Estadual José Victorino da Rocha e alunos universitários advindos da zona rural e uma análise de referências em livros e artigos. Desta forma, o processo de mudança e adequação à universidade apresenta-se difícil e multidimensional, condicionado a fatores de caráter pessoal e contextual. Portanto, para o aluno que mora no campo fazer parte de um Ensino Superior deve estudar bastante e aprender todos os ensinamentos que o ensino básico proporciona, pois neste local o acesso a cursinho é mais
difícil, morar na zona rural surge dificuldades com transportes, assim, temos como resultado desta pesquisa que o jovem do campo busca aperfeiçoamento profissional e entrar no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Jovem do Campo, Ingresso ao Ensino Superior, Município de Palmeira dos Índios.
Métricas
Citas
ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos – Educação do Campo: Direito de Todos e Dever do Estado. Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas: Caderno Pedagógico Educandas e Educandos Projovem Campo – Saberes da Terra. In: Ministério da Educação. Brasília: SECAD/MEC, 2010.
ARROYO, Miguel – Pedagogias em Movimento: O que temos a aprender dos movimentos sociais? Cidadania, Organização Social e Politicas Publicas: Cadernos Pedagógicos Educandas e Educandos Projovem Campo – Saberes da Terra. In: Ministério da Educação. Brasília: SECAD/MEC, 2010.
FREIRE, Paulo – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
_____, Paulo – Ensinar exige liberdade e autoridade. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. O analfabetismo da alfabetização nos Estados Unidos. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOFFMANN, Rodolfo. Distribuição da renda agrícola e sua contribuição para a desigualdade da renda no Brasil. Revista de Política Agrícola. Vol. 27, nº 02, Abril, Maio, Junho, 2011, p. 5-22.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Marcôni Limeira de França
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”