Expectativas do Jovem do Campo do Município de Palmeira dos Índios ao Ingresso no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.189Abstract
RESUMO: Este artigo discorre a respeito da expectativa do jovem do campo ao ingresso no Ensino Superior, pois, é uma trajetória que significa muito para cada estudante, especialmente devido ser um período ligado às transformações e adequações peculiares da adolescência. Este estudo tem o objetivo de expor a expectativa do jovem do município de Palmeira dos Índios, a entrada ao ensino superior. Para esta produção optou-se pela pesquisa de campo no município de Palmeira dos Índios no Distrito Canafístula de Frei Damião, com entrevistas dos docentes, discentes da Escola Estadual José Victorino da Rocha e alunos universitários advindos da zona rural e uma análise de referências em livros e artigos. Desta forma, o processo de mudança e adequação à universidade apresenta-se difícil e multidimensional, condicionado a fatores de caráter pessoal e contextual. Portanto, para o aluno que mora no campo fazer parte de um Ensino Superior deve estudar bastante e aprender todos os ensinamentos que o ensino básico proporciona, pois neste local o acesso a cursinho é mais
difícil, morar na zona rural surge dificuldades com transportes, assim, temos como resultado desta pesquisa que o jovem do campo busca aperfeiçoamento profissional e entrar no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Jovem do Campo, Ingresso ao Ensino Superior, Município de Palmeira dos Índios.
Metrics
References
ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos – Educação do Campo: Direito de Todos e Dever do Estado. Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas: Caderno Pedagógico Educandas e Educandos Projovem Campo – Saberes da Terra. In: Ministério da Educação. Brasília: SECAD/MEC, 2010.
ARROYO, Miguel – Pedagogias em Movimento: O que temos a aprender dos movimentos sociais? Cidadania, Organização Social e Politicas Publicas: Cadernos Pedagógicos Educandas e Educandos Projovem Campo – Saberes da Terra. In: Ministério da Educação. Brasília: SECAD/MEC, 2010.
FREIRE, Paulo – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
_____, Paulo – Ensinar exige liberdade e autoridade. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. O analfabetismo da alfabetização nos Estados Unidos. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOFFMANN, Rodolfo. Distribuição da renda agrícola e sua contribuição para a desigualdade da renda no Brasil. Revista de Política Agrícola. Vol. 27, nº 02, Abril, Maio, Junho, 2011, p. 5-22.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Marcôni Limeira de França
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”