Transtornos mentais em estudantes de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas durante a graduação
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.1955Palabras clave:
sofrimento psíquico; universitários; licenciatura.Resumen
A Universidade possibilita ao acadêmico um grande desenvolvimento pessoal e intelectual, todavia, pode também ser marcada como um ambiente desencadeador de transtornos psíquicos. Diante disso, objetivou-se com este trabalho evidenciar aspectos relacionados a transtornos mentais dos graduandos dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - campus I, na cidade de Arapiraca, Alagoas. Para coleta dos dados, realizou-se um questionário na plataforma Google Forms que foi disponibilizado ao público-alvo através do WhatsApp. A pesquisa contou com a participação de 48 discentes, e os dados coletados foram tabulados em planilhas do Excel. Supomos que a quantidade de questionários respondidos pode ser um indicativo da exaustão mental dos graduandos devido às atividades remotas impostas pela pandemia da covid-19. Assim, temos uma análise dos dados obtidos, mas já almejando realizar outra pesquisa para complementar as informações. Notamos que 50% dos participantes afirmaram que foram diagnosticados com algum sofrimento psíquico; foi possível constatar que 85% desses estudantes acreditam que a universidade contribui ou contribuiu para o agravamento desses sintomas, e 78,9% informaram que as crises tornam-se mais evidentes em períodos de provas e/ou apresentações de trabalhos. Consideramos, com os dados obtidos, que os discentes de licenciaturas não estão imunes ao adoecimento mental e que a IES precisa elaborar ações que auxiliem o bem-estar psicoemocional desses estudantes, pois, como futuros professores, serão agentes de transformação social.
Métricas
Citas
Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre Fatores Acadêmicos e Saúde Mental de Estudantes
Universitários. Psico. Pesquis.,v. 12, ed. n° 3, p. 44-52, setembro-dezembro, 2018. https://doi.org/10.24879/2018001200300544.
Bayram, N., & Bilgel, N. (2008). The prevalence and socio-demographic correlations of depression,
anxiety and stress among a group of university students. Soc. Psychiatry Psychiatr. Epidemiol., v. 43, nº 8, p. 667-672. https://doi.org/10.1007/s00127-008-0345-x.
Carvalho, E. A., Bertolini, S. M. M. G., Milani, R. G., & Martins, M. C. (2015). Índice de ansiedade em
universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Ciência, cuidado e saúde, v. 14, nº 3, p. 1290-1298. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v14i3.23594.
Castro, V. R. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com
estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Rev. Gestão em Foco, nº 9, p. 380-401.
Cerchiari, E. A. N., Caetano, D., & Faccenda, O. (2005). Utilização do serviço de saúde mental em uma
universidade pública. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 25, nº 2, p. 252-265. https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008.
Dutra, E. (2012). Suicídio de Universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade.
Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 12, nº 3, p. 924-937.
Ferreira, C. L., Almondes, K.M., Braga, L.P., Mata, A. N. S., Lemos, C. A., & Maia, E. M. C. (2009).
Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, ed. nº 3, p. 973-981. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000300033.
Garcia, L. M., Capellini, V. L. M. F., & Reis, V. L. (2020). Saúde mental na Universidade: a perspectiva
de universitários da permanência estudantil. Colloquium Humanarum, v. 17, p.167-181. https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h493.
Jansen, K., Mondin, T. C., Ores, L. C., Souza, L. D. M., Konradt, C. E., Pinheiro, R. T., & Silva, R.A.
(2011). Transtornos mentais comuns e qualidade de vida em jovens: uma amostra populacional de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, nº 3, p. 440-448. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000300005.
Lameu, J. N., Salazar, T. L., & Souza, W. F. (2016). Prevalência de sintomas de stress entre graduandos
de uma Universidade Pública. Psic. da Ed., 42, p. 13-22, 1º semestre de 2016. http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150021.
Matta, K. W. (2020). Evasão universitária estudantil: precursores psicológicos do trancamento de
matrícula por motivo de saúde mental. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) – Universidade de Brasília, Brasília. https://repositorio.unb.br/handle/10482/9338
Meirinhos, M., & Osório, A. (2016). O estudo de caso como estratégia de investigação em educação.
Eduser - Revista de Educação, v. 2, n. 2. http://dx.doi.org/10.34620/eduser.v2i2.24.
Nogueira-Martins, L. A., & Nogueira-Martins, M. C. F. (2018). Saúde Mental e Qualidade de Vida dos
estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 7, nº 3, p. 334-337, novembro, 2018. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086.
Mousavi, M. P. S., Sohrabpour, Z., Anderson, E. L., Stemig-Vindedahl, A., Golden, D., Christenson, G.,
Lust, K., & Bühlmann P. (2018). Stress and Mental Heath in Graduate School: How Student Empowerment Creates Lasting Change. Journal of Chemical Education, A-H, July, 2018. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.8b00188.
Oikawa, F. M. (2019). Implicações do contexto universitário na saúde mental dos estudantes. 142 f.
Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências Humanas e Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11522
Penha, J. R. L., Oliveira, C. C., & Mendes, A. V. S. (2020). Saúde mental do estudante universitário:
revisão integrativa. Journal Heatlth NPEPS, v. 5, nº 1, p. 369-395, janeiro-junho, 2020. http://dx.doi.org/10.30681/252610103549.
Preto, V. A. (2018). O estresse em universitários de enfermagem e sua relação com fatores pessoais e
ambientais. 177 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-31082018-155141/pt-br.php
Rodas, J. A. G., Vélez, L. P. M., Isaza, B. E. T., Zapata, M. a. B., Restrepo, E. R., & Quintero, L. E. S.
(2010). Depresión en estudiantes universitarios y su asociación con el estrés académico. CES Medicina, v. 24, nº 1, p. 7-17.
Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições
para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584.
Silva, M. L., Dias, M. D., Corrêa, K. C., Rondina, R. C., Bastos, E. F., & Almeida, C. C. (2020).
Vulnerabilidades na Saúde Mental de Estudantes Universitários em Período de Estágio Clínico. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 8, nº 3, p. 49-60, novembro, 2020. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6727.
Silva, R. A. M. (2018). Transtornos Mentais em Estudantes do Curso de Administração do Centro
Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 79 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – CAA, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38275
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Vanilson da Silva Santos, Thaíse da Silva Santos, José Atalvanio da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”