Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL

Autores/as

  • Felipe Santos Silva Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus do Sertão, Delmiro Gouveia.
  • Gabriel da Silva Veras Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus do Sertão, Delmiro Gouveia.
  • Maria de Almeida Soares Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus do Sertão, Delmiro Gouveia.
  • Patrícia Quirino Rocha Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus do Sertão, Delmiro Gouveia.
  • José Rodolfo da Silva Santos Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus do Sertão, Delmiro Gouveia.
  • Ricardo Santos de Almeida Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.200

Resumen

RESUMO

Este estudo destaca a experiência da Horta Escolar no Povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, iniciada em agosto de 2014 com atividades ainda em curso. O projeto é uma iniciativa de escola, e conta com a parceria de todos que frequentam o ambiente escolar. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes da escola (de 1º ao 9º ano) por meio do Ensino da Geografia o desenvolvimento de habilidades e competências interdisciplinares a educação ambiental, promoção da cidadania, segurança alimentar e práticas educativas contextualizadas, aproximando os conteúdos disciplinares à comunidade onde estão inseridos. Para entender esse processo, foram realizadas observações na dinâmica escolar durante o período de 2013 a 2015 e entrevista com a professora de Geografia. Nesse sentido, foi percebido que a horta escolar é um amplo espaço para experiências individuais e coletivas, pois estimula a responsabilidade e aprimora o respeito para com o meio ambiente.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Horta Escolar, Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade.

 

ABSTRACT

This study highlights the experience of the School Horta in town Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL, which began in August 2014 with activities ongoing. The project is a school initiative, and counts on the partnership of all who attend the school. Its goal is to enable school students (1st to 9th grade) through the Teaching of Geography development of interdisciplinary skills and expertise environmental education, citizenship promotion, food security and contextualized educational practices, approaching the subject content to the community where they are inserted. To understand this process, observations were made in the school dynamics during the period 2013-2015 and interview with Professor of Geography. In this sense, it was realized that the school garden is ample space for individual and collective experiences, it stimulates accountability and enhances respect for the environment.

 

 

KEYWORDS: School Horta, Geography Teaching, Interdisciplinarity.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil.

Professor da UFAL Campus do Sertão, Delmiro Gouveia e da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Citas

AB’SABER, Aziz Nacib. (Re) Conceituando Educação Ambiental. In: CRESPO, Samira; LEITÃO, Pedro. Projeto: O que pensa o brasileiro da ecologia. Rio de Janeiro: MAST/CNPq, 1991.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, André (org.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

CARPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antonio. Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas para uma Nova Extensão Rural. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Porto Alegre, v. 1. jan/mar 2000, p. 16-37. Disponível em: <http://www.projetovidanocampo.com.br/agroecologia/agroecologia_e_desesenvolvimento.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.

CARPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antonio. Agroecologia e Sustentabilidade. Base Conceptual Para Uma Nova Extensão Rural. In.: Grupo De Pesquisa Sociedade, Ambiente E Desenvolvimento Rural. Textos publicados. 19 p. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/desenvolvimentorural/textos/13.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.

CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao meio ambiente. REMPEC – Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, p. 42-60, 2010.

FANTIN, Maria Eneida; TAUSCHECK, Neusa Maria. Metodologia do Ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2005.

NOGUEIRA, Valdir; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2013.

SILVA, José de Arimateas da; OLIVEIRA, Lisandre Figueiredo de. O prazer de cultivar. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

Silva, F. S., Veras, G. da S., Soares, M. de A., Rocha, P. Q., Santos, J. R. da S., & Almeida, R. S. de. (2016). Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL. Diversitas Journal, 1(3), 337–346. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.200