Feições arenosas no curso do rio São Francisco: uma revisão sistemática de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2006

Palabras clave:

Paleodunes, Geosystem, Sandy environments, Quaternary dunes

Resumen

A presente pesquisa teve como enfoque os processos originários e as condições atuais das feições arenosas denominadas de paleodunas situadas às margens do rio São Francisco nos Estados da Bahia e de Pernambuco. Tais feições são registros significativos para compreensão da atuação dos elementos e fatores climáticos sobre estas áreas, primordiais para compreender a gênese e evolução destas feições no decorrer do tempo histórico. Nesse sentido, o objetivo desse artigo, foi analisar as discussões e os registros científicos de pesquisadores acerca desta temática, a partir de uma revisão sistemática de literatura, motivada a responder questões norteadoras (QNs). Para contestar a problemática elencada se realizou, a partir de descritores, a consulta em sites de busca, trabalhos que abordassem a temática em tese, utilizando rigoroso critério de inclusão e exclusão dos achados, por meio de protocolo previamente elaborado, com recorte temporal estipulado. As publicações encontradas discorrem sobre os processos de origem, evolução, condições atuais dessas feições e possíveis ações mitigadoras dos impactos, e apontam para a necessidade de conservação destes paleoambientes.

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Biografía del autor/a

Reinaldo Pacheco dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Perito Ambiental (InBS); Graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2008). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2010). Graduando em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Membro da la Red Iberoamericana de Medio Ambiente (REIMA); Vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente (GRIMA) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, atuando nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1. Ecopedagogia e Sustentabilidade Socioambiental; 2; Geografia Contextualizada, Educação e Sustentabilidade Semiárida; 3. Ecodinâmica Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. Vice-líder do Grupo de Núcleo de Pesquisas Geoambientais (NupGeo). Autor de diversos artigos na área de Educação, Educação Ambiental, Ecopedagogia;Territórios Semiáridos; Ecossistemas e Paleoecossistemas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5300-5986. ResearcherID: E-6705-2019. E-mail para contato: pachecoreinaldo6@gmail.com.

Fredson Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - (PROPGEO-UECE), Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina. Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco-UPE Campus Petrolina. Foi Aluno-Mestre no Curso Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco(PREVUPE) na disciplina de Geografia. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Revisor dos periódicos Revista Brasileira de Meio Ambiente - RVBMA, Revista Ensino de Geografia (Recife) e PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP. Tem interesse nas áreas de Processos Superficiais, Dinâmica da Paisagem, Mineração, Ensino de Geografia, Práticas Interdisciplinares, Impactos Socioambientais, Percepção Ambiental, Ecologia Humana, Gestão Socioambiental.

Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE

Doutorado Acadêmico em Educação (UCSF/AR); Doutorado Profissional [em andamento] em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF); Mestrado Acadêmico em Educação (UI - Lisboa/PT); Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental (ITEP/PE); Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental (Universidade Estácio Sá/SP); Geógrafa (UPE); Docente efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) no Colegiado de Tecnologia em Alimentos. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS/UNIVASF). Membro de la Rede Iberoamericana del Médio Ambiente (REIMA/Brasil); Membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) atuando no GT - Manejo de Agroecossistemas; Docente Correspondente de la Academía Internacional de Ciencias, Educación, Tecnologías y Humanidades (Valencia/España); Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinar em Meio Ambiente (GRIMA/CNPq) e Núcleo de Pesquisa Geoambiental (NuPGEO/CNPq), atuando nas seguintes linhas de pesquisas: 1. Ecodinâmica Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas; 2. Geografia Contextualizada, Educação e Sustentabilidade Semiárida; 3. Agroecologia, Paleoecossistema e Desenvolvimento Socioterritorial; 4. Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade; 5. Manejo e Conservação de Agroecossistemas no Semiárido. Docente e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos (TASTS/IF Sertão-PE); Membro do Corpo Editorial da Editora Científica Digital. Revisor de periódicos científicos, entre eles: GEOUSP: espaço e tempo; OPARÁ: Etnicidade, Movimentos Sociais e Educação; Revista Iberoamericana Anbiente & Sociedade; Revista Científica Diversidad Biologica y su Gestión Integrada; Diversitas Journal; Journal of Edication, Society an Behavioural Science. Colaboradora da Rede MapsBioma Árida; Palestrante nacional e internacional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7621-0536. ResearcherID: D-9827-2019. E-mail para contato: clecia.pacheco@ifsertao-pe.edu.br ou cp.grima@ifsertao-pe.edu.br.

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Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Santos, R. P. dos ., Silva, F. P. da ., Pacheco, C. S. G. R., & Santiago, A. M. dos S. (2022). Feições arenosas no curso do rio São Francisco: uma revisão sistemática de literatura. Diversitas Journal, 7(1), 0125–0147. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.2006