Representações sociais pelos povos indígenas Xucuru-Kariri

Contributos curriculares para a Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2047

Palabras clave:

Representações sociais, Escolas Indígenas, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Xucuru-Kariri, Currículo em Matemática

Resumen

O projeto de pesquisa intitulado Representações sociais pelos povos Xucuru-Kariri: Contributos curriculares para a Matemática está sendo desenvolvido em uma Universidade pública estadual de Alagoas, tem como objetivo analisar as representações sociais de Matemática pelos alunos da etnia Xucuru-Kariri e sua relação com o planejamento curricular. O referencial teórico a ser seguido é o da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961) com foco na abordagem psicossocial de Jodelet (1994), a coleta de dados será realizada através da técnica de associação livre de palavras, e a análise será feita através do SPSS e Tri-Deux-Mots. As representações sociais são guias para comunicaçao e para ação e sua relação com o planejamento, visa contemplar em seus currículos, os anseios e saberes em Matemática dos alunos. Os resultados desta pesquisa visam fornecer dados sobre o conjunto de conceitos, proposições, explicações criados na vida cotidiana dos alunos através da comunicação interindividual sobre a Matemática.

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Biografía del autor/a

Natercia de Andrade Lopes Neta, UNEAL/SEMED

Professora Adjunta do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas e do Ensino Fundamental Na Prefeitura de Maceió. Titulações: Licenciada em Matemática (2004) e Especialista em Gestão Escolar pela UFAL (2007), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2013) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE (2017). Tema da dissertação: Infratores, Apenados e Matemática: as Representações Sociais de Escola por Professores Tema da tese: Representações sociais da escola por pais e desempenho escolar dos alunos em contextos de diferentes níveis de violência Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra: Matemática; Estatística. Ciências Humanas: Educação Matemática; Representações Sociais; Violência Escolar; Escola Pública.

Maria Elvira de Siqueira Faustino Ferreira, UNEAL

Pesquisadora/Bolsista financiada pelo  PIBIC/FAPEAL/UNEAL , BRASIL

Vandeilton Galdino Ciriaco, UNEAL

Pesquisador/Bolsista financiado pelo PIBIC/FAPEAL/UNEAL, BRASIL

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

de Andrade Lopes Neta, N., de Siqueira Faustino Ferreira, M. E. ., & Galdino Ciriaco, V. (2022). Representações sociais pelos povos indígenas Xucuru-Kariri: Contributos curriculares para a Matemática. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2047