Quero ler e escrever no curta “Vida Maria”: rogo infantil manifesto no enunciado “Fica aí, fazendo nada, desenhando nome”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2055

Palabras clave:

PALAVRAS-CHAVE: Enunciado, Entonação valorativa, Leitura dialógica.

Resumen

Neste artigo, apresentamos uma proposta de leitura assente no conceito dialógico de entonação valorativa, enquanto tom das práticas sociais discursivas, a partir da análise e da compreensão do enunciado “Fica aí, fazendo nada, desenhando nome”, no filme “Vida Maria”, a partir da manifestação da entonação valorativa. O planeamento deste estudo visa o cumprimento do propósito de analisar o discurso verbalmente expresso, somado aos gestos, aos movimentos, às expressões fisionômicas, às posturas corporais, aos desenhos, às paisagens etc., objetivando compreender os rogos infantis implícitos e explícitos, que exteriorizam o desejo de inclusão em processos de escolarização. Para a discussão teórico-conceitual, consideramos que a linguagem, a língua e os sentidos emergem das experiências vivenciadas pelos indivíduos nas múltiplas relações sócio-valorativas estabelecidas no meio em que vivem, justamente, por estarem ancorados no coletivo social. Para tanto, pautamo-nos nos estudos de Bakhtin (2003[1979]; Volóchinov (2019[1926]; Medviédev (2016[1928]); Abramowicz (2016). No plano metodológico, analisamos o discurso proferido no curta: “Fica aí, fazendo nada, desenhando nome”, a partir das características teóricas do conceito definido pelo Círculo e por Bezerra (2020). Os resultados preliminares apontam que a entonação, ao ser considerada e trabalhada no processo de compreensão de gêneros, verbo-visuais, audiovisuais, entre outros, suscita práticas sociais compartilhadas, desse modo, coopera com a assimilação, a reavaliação e a atualização da palavra em uso, a contribuir na construção de sentidos e, consequentemente, na interpretação dos gêneros discursivos.

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Biografía del autor/a

José Cleisson Bomfim, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando do Curso de Letras/Português -campus I, BRAZIL

Eliane dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Universidade Estadual de Alagoas/Graduanda do Curso de Letras Português/Francês – campus I

Citas

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Publicado

2022-04-02

Cómo citar

Bezerra, J. C. dos S., Bomfim, J. C. ., & Santos, E. dos. (2022). Quero ler e escrever no curta “Vida Maria”: rogo infantil manifesto no enunciado “Fica aí, fazendo nada, desenhando nome”. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2055