Bens comuns e desenvolvimento sustentável

As contribuições da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2062

Palavras-chave:

Bens comuns, Desenvolvimento Sustentável, Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Resumo

Os recursos de uso comum produzem bens que aglutinam características tanto de bens privados como de bens públicos, tornando a gestão desses recursos mais complexa. A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais foi implantada entre os estados de Alagoas e Pernambuco com o objetivo principal de conservação dos recifes coralígenos, buscando ordenar as atividades econômicas que utilizam os recursos comuns em sua área de influência. Este trabalho apresenta uma análise das contribuições da APA Costa dos Corais para o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Norte de Alagoas, que compreende os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi, cujas economias exploram os recursos da Zona de Praia (ZP) e as Zonas de Visitação (ZV), mais conhecidas como piscinas naturais. Além da caracterização socioeconômica e ambiental, caracterizamos as organizações e instituições de governança ambiental atuantes na região, utilizando dados secundários e primários, oriundos de entrevistas semiestruturadas. Concluimos que a implementação da APA Costa dos Corais gerou um grande benefício à sociobiodiversidade local ao regulamentar e disciplinar as atividades socioeconômicas no território analisado, exercendo forte influência nos municípios abrangidos, tendo em vista o papel desempenhado pelo principal gestor da APA, o ICMBio Costa dos Corais, por dois motivos: a qualidade da sua burocracia compensa a fragilidade dos governos municipais e estadual na gestão ambiental da região, e o caráter policêntrico da sua gestão, compartilhada com todos os segmentos socioeconômicos envolvidos, corroborado pelo elevado grau de legitimidade do órgão expresso pelos entrevistados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valeria Vinha, Instituto de Economia/UFRJ

Professora-associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, do mesmo Instituto (PPED/IE/UFRJ), além de pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (INCT-PPED). Fez Pós- Doutorado na Columbia University (NY/EUA), Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e mestrado em História Econômica no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (IFCHS/UFF). Suas pesquisas concentram-se nas seguintes temáticas: estratégias empresariais e sustentabilidade; regulação e auto-regulação socioambiental; formas de uso dos recursos naturais e conflitos socioambientais. Fundamenta teoricamente seus trabalhos na Sociologia Econômica, na Economia Institucionalista e na Economia Ecológica.

 

Cecília Lustosa, PROFINIT/UFRJ

Possui graduação em Ciências Econômicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia no IE/UFRJ e realizou o pós-doutorado na Université de Bordeaux IV. Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação do polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação, Meio Ambiente, Indústria e Desenvolvimento Regional. É pesquisadora da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist)/UFRJ e do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Gema)/UFRJ. Faz parte da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco).

 

Referências

ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. 2013. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/home/. Acesso em: 20 de ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Cidadania. Bolsa Família e Cadastro Único. 2020. Disponível em: <https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/bolsafamilia/index.html> Acesso em: 20 de abr. 2019.

______. Decreto s/nº de 23 de outubro de 1997. Dispõe sobre a criação da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, nos Estados de Alagoas e Pernambuco, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 out. 1997. Disponível em: < http://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/ >. Acesso em: 01 nov. 2017.

BREDARIOL, T. O.; VINHA, V. G. Instituições e Governança Ambiental: Uma Revisão Teórica. Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, v. 24, p.153-162, 2015.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA. IBGE Cidades. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em: 01 de set. 2020.

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Relatório de Gestão NGI Costa dos Corais ano 2018. 2019. Disponível em:< https://www.icmbio.gov.br/apacostadoscorais/conselho-consultivo/documentos-e-reunioes.html>

______. Plano de Manejo da APA Costa dos Corais. Tamandaré (PE): 2013.

LORENZETTI, L.; DOMICIANO, T. D.; GERALDO, A. P. A utilização do software QDA Miner Lite nas pesquisas que utilizam a análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.8, n.19, p. 971-990, dez. 2020.

MANSBRIDGE, J. The role of the state in governing the commons. Environmental Science & Policy. 36, p. 8-10, 2014.

MARTINEZ - ALIER, J. O ecologismo dos pobres. 2. ed., São Paulo: Contexto, 2015. 379p.

MULLER, P.; SUREL, Y. A Análise das Políticas Públicas. Tradução: Agemir Bavaresco e Alceu R. Ferraro. Pelotas: Educat, 2002. 156p.

OSTROM, E. Governing the Commons: the evolution of institutions for collective action. Cambridge: Cambridge University Press., 1990. 280p.

OSTROM, E.; GARDNER, R.; WALKER, J. Rules, Games, and Common-pool Resources. Michigan: The University of Michigan Press, 1994. 370p.

PAAVOLA, J. Institutions and environmental governance: A reconceptualization. Ecological Economics, v. 63(1), p. 93–103, 2007.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. Tradução: Fanny Wrabel. 2. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1944.

VNHA, V. G. da, Polanyi e a Nova Sociologia Econômica: uma Aplicação Contemporânea do conceito de Enraizamento Social. Econômica: Niterói, v.3, 2003

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, 22, (44), p. 203-220, ago./dez. 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Gatto, D., Vinha, V., & Lustosa, M. C. . (2022). Bens comuns e desenvolvimento sustentável: As contribuições da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2062