Práticas escolares voltadas para educação ambiental crítica
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2080Palabras clave:
Meio Ambiente, Educação Ambiental, SociedadeResumen
O ensino da Educação Ambiental tem passado por diversas transformações, principalmente na perspectiva do advento de alternativas que despertem nos estudantes a capacidade de perceber, criticar e refletir sobre o ambiente que os cercam, contribuindo para a formação de indivíduos mais atuantes com relações as questões ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo colaborar com a construção de um pensamento e posicionamento mais crítico dos alunos frente à realidade por eles vivenciada, no tocante à questão ambiental. O método de trabalho utilizado foi o de pesquisa-ação, fundamentada em uma prática pedagógica crítica-construtiva e na participação ativa dos alunos. As atividades foram direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II cursando o 6º ano. Os estudantes participaram de todas as atividades propostas e foi possível perceber que eles admitiram a importância da reutilização de materiais em seu cotidiano. Diversas dúvidas e equívocos quanto a conceitos relacionados ao meio ambiente foram esclarecidos. Foi possível inferir, por meio da investigação realizada, que os alunos da turma do 6º ano conseguiram compreender um pouco mais sobre seu papel enquanto indivíduo transformador da realidade e que suas escolhas podem ter consequências para eles e para toda a sociedade, no tocante a questão ambiental.
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