Os Impactos da Pandemia na Saúde Mental de Estudantes de Ciências da Saúde

The impacts of COVID-19 pandemic on the mental health status of students of health occupations.

Autores/as

  • Bianca Seixas Campêlo Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Weslayne Medeiros da Silva Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Jefferson Cavalcante de Lima Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC
  • Juliane Cabral Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC
  • Adriane Borges Cabral Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2111

Palabras clave:

Infecções por Coronavirus. Estudantes de Ciências da Saúde. Angústia Psicológica.

Resumen

Determinar os impactos da pandemia na saúde mental de estudantes de ciências da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos diretórios PUBMED e BVS nas bases de dados: LILACS, SciELO e MEDLINE. Com os seguintes algoritmos DeCS: “mental health”, “pandemic”, “COVID-19” e “college”. Ao final da busca, 10 artigos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram selecionados para compor o estudo. Foram avaliados os seguintes fatores de impacto à saúde: depressão (40%), ansiedade (40%), impactos negativos na saúde mental (30%), sofrimento psicológico (20%) e medo da COVID-19 (10%). Os estudantes universitários mostraram alto risco de distúrbios psicológicos, pois sofrem mais com o distanciamento social, o isolamento e a pouca idade. Ansiedade e depressão foram os problemas mais prevalentes para os estudantes de ciências da saúde, especialmente para os graduandos do sexo feminino. Os principais fatores de risco foram o isolamento social, a instabilidade financeira e a constante exposição às reportagens sobre a pandemia nas mídias sociais. Como fatores de prevenção mais eficazes, destacam-se a redução no tempo de exposição às notícias relacionadas à pandemia e o apoio familiar aos estudantes durante este período sem precedentes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriane Borges Cabral, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Centro Universitário CESMAC

Dra. Em Medicina Tropical e profa. Do programa de Mestrado profissional em Análise de sistemas ambientais do Cesmac

Citas

Aiping W.; Yousong P.; Baoying H.; Xiao D.; Xianyue W.; Peihua N., Jing, M., Zhaozhong, Z., Zheng, Z., Jiangyuan, W., Jie, S., Lijun, Q., Zanxian, X., Wenjie, T., Genhong, C., & Taijiao, J. (2020). Commentary genome composition and divergence of the novel coronavirus ( 2019-nCoV ) originating in China. Cell Host Microbe. 27(3):325-8. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chom.2020.02.001. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Alves, G.B., Tenório, M., Anjos, A.G., & Figueroa, J.N. (2010). Qualidade de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-bref. Rev. Bras. Educ. Med. 34(1):91-96. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100011. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Araujo, A. F., Cristina, R.M., & Dias, A.V. (2021). Automedicação de psicofármacos entre estudantes universitários de odontologia e medicina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, 7:e021037. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659934. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659934. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Araujo, F., Lima, L.; Cidade, P., Nobre, C.B., & Neto, M. (2020). Impact Of Sars-Cov-2 And Its Reverberation In Global Higher Education And Mental Health. Psychiatry Res. 288:112977. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Brooks, S.K., Webster, R.K., Smith, L.E., Woodland, L., Wessely, S., Greenburg, N., & Rubin,G.J (2020). The Psychological Impact of Quarantine and How to Reduce It: Rapid Review of the Evidence. The Lancet. 395:912-920. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Chaves, V.L. (2010). Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc.,Campinas. 31(111):481-500. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200010. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Cuiyan W., Riyu P., Xiaoyang, W., Yilin T., Linkang X., Cyrus, S.H., & Roger, C.H. (2020). Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int J Environ Res Public Health. 17(5): 1729. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17051729. Acesso em: 16 outubro. 2020.

Cuiyan, W.; Riyu, P.; Xiaoyang, W.; Yilin, T.; Linkang, X.; Mcintyre, R.S., Cyrus, S.H., & Ho,R.C. (2020). A longitudinal study on the mental health of general population during the COVID-19 epidemic in China. Brain Behav. Immun. 87:40-48. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.04.028. Acesso em: 19 outubro. 2020.

Gao, W., Ping, S., & Liu, X. (2020). Gender differences in depression, anxiety, and stress among college students: a longitudinal study from China. J. Affect. Disord. 263:292–300. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jad.2019.11.121. Acesso em: 19 outubro. 2020.

Hawryluck, L., Gold, W.L., Robinson, S., Pogorski, S., Galea, S., & Styra, R. (2004). Sars control and psychological effects of quarantine, Toronto, Canada. Emerg Infect Dis. 10(7):1206-12. doi: 10.3201/eid1007.030703. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3320456/ Acesso em: 19 outubro. 2020.

Huidi, X., Wen, S., Menglong, L., Ziang, Li., Fangbiao, T., Xiaoyan, W., Yizhen,Y., Heng, M., Sten, H.V., & Yifei, H. (2020). Social distancing among medical students during the 2019 coronavirus disease pandemic in china: Disease awareness, anxiety disorder, depression, and behavioral activities. Int. J. Environ. Res. Public Health. 17(14): 5047. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17145047. Acesso em: 19 outubro. 2020.

Hyunsuk, J., Hyeon, W.Y., Yeong-Jun, S., Moran, K., Jung-ah, M., Juhee,H., & Chae, J.H. (2016). Mental health status of people isolated due to Middle East Respiratory Syndrome. Epidemiol. Health. 38: e2016048. Disponível em: https://doi.org/10.4178/epih.e2016048. Acesso em: 19 outubro. 2020.

Jia, L., Qing, Z., Wenliang, F., Joyman, M., Chuansheng, Z., & Jing, W. (2020). Online Mental Health Survey in a Medical College in China During the COVID-19 Outbreak. Front. Psychiatry. 11:459. Disponívem em: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2020.00459. Acesso em: 19 outubro. 2020.

Jorge, M.S.B. (1996). Situações vivenciadas pelos alunos de enfermagem, durante o curso, no contexto universitário, apontadas como norteadoras de crises. Rev. esc. enferm. USP. 30(1):138-148. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000100011. Acesso em: 21 outubro. 2020.

Junling, G., Pinpin, Z., Yingnan, J., Hao, C., Yimeng, M., Suhong, C., Yi, W., Hua,F., & Junming, D. (2020). Mental health problems and social media exposure during COVID-19 outbreak. PLoS ONE. 15(4): e0231924. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0231924. Acesso em: 21 outubro. 2020.

Leão, A.M., Gomes, I.P., Ferreira, M.J.M., & Cavalcanti, L.P.G. (2018). Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 42(4): 55-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092. Acesso em: 21 outubro. 2020

Maia, B.R., & Dias, P.C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. psicol. (Campinas). 37:e200067. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067. Acesso em: 21 outubro. 2020.

Mechili, E.A., Saliaj, A., Kamberi, F., Girvalaki, C., Peto, E., Patelarou, A.E., & Patelarou, E. (2020). Is the mental health of young students and their family members affected during the quarantine period? Evidence from the COVID-19 pandemic in Albania. J Psychiatr. Ment. Health Nurs. 11(00):1–9. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jpm.12672. Acesso em: 21 outubro. 2020.

Meo, S.A., Abukhalaf, A.A., Alomar, A.A., Sattar, K., & Klonoff, D.C. (2020). COVID-19 Pandemic: Impact of Quarantine on Medical Students’ Mental Wellbeing and Learning Behaviors. Pak J Med Sci. 36(COVID19-S4):S43-S48. Disponível em: https://doi.org/10.12669/pjms.36.COVID19-S4.2809. Acesso em: 21 outubro. 2020.

Organização mundial da saúde. (2020). Em Dia Mundial da Saúde Mental, ONU pede mais investimento para combater efeitos da pandemia. Brasil: OMS, Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/10/1729212. Acesso em: 21 outubro. 2020

Organização mundial da saúde. (2020). Director-General's statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO, Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 21 outubro. 2020

Organização mundial da saúde. (2020.). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva: WHO, Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331490. Acesso em: 21 outubro. 2020

Organização mundial da saúde. (2020). Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. Brasil: OMS, Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881. Acesso em: 21 outubro. 2020

Paro, C.A., & Bittencourt, Z.Z. (2013). Qualidade de vida de graduandos da área da saúde. Rev. Bras. Educ. Med. 37(3):365-375. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300009. Acesso em: 21 outubro. 2020

Petrosillo, N., Viceconte, G., Ergonul, O., Ippolito, G., & Petersen, E. (2020). COVID-19, SARSand MERS: are they closely related? Clin. Microbiol. Infect. 26(6):729–734. Disponível em: COVID-19, SARS and MERS: are they closely related? - ScienceDirect. Acesso em: 21 outubro. 2020

Puthran, R., Zhang, M. W., Tam, W. W., & Ho, R. C. (2016). Prevalence of depression amongst medical students: a meta-analysis. Medical education, 50(4): 456–468. Disponível em: https://doi.org/10.1111/medu.12962 . Acesso em: 21 outubro. 2020

Rodrigues, B.B., Cardoso, R.R.J., Peres, C.H.R., & Marques, F.F. (2020). Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Rev. bras. educ. med. 44(Suppl.1), e149. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404. Acesso em: 21 outubro. 2020

Shuang, W., Zhe, L., Zhixiong, L., Weiyi, X., Yiwen, Y., Yaya,L., & Zhenzhen, X. (2020). The mental state and risk factors of Chinese medical staff and medical students in early stages of the COVID-19 epidemic. Comprehensive Psychiatry. 102: https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2020.152202. Acesso em: 22 outubro. 2020

Smith, C.A. (2020). Covid-19: Healthcare students face unique mental health challenges. The BMJ. 369:m2491. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.m2491. Acesso em: 22 outubro. 2020

Soares, C.B., Hoga, L.A.K., Peduzzi, M., Sangaleti, C., Yonekura, T., & Silva, D.R.A.D. (2014). Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. esc. enferm. USP. 48(2):335-345. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020. Acesso em: 22 outubro. 2020

Sogut, S., Dolu, I., & Cangöl, E. (2021). The relationship between COVID-19 knowledge levels and anxiety states of midwifery students during the outbreak: A cross-sectional web-based survey. Perspectives in Psychiatric Care. 57:246–252. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ppc.12555. Acesso em: 22 outubro. 2020

Vasconcelos, T.C., Dias, B.R.T., Andrade, L.R., Melo, G.F., Barbosa, L., & Souza, E. (2015). Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 39(1):135-142. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00042014>. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00042014. Acesso em: 21 outubro. 2020

Wenjun, C., Ziwei, F., Guoqiang, H., Mei, H., Xinrong, X., Jiaxin, D., & Jianzhong, Z. (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research. 287:112934. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934. Acesso em: 22 outubro. 2020

Yuchen, L., Yue, W., Jingwen, J., Valdimarsdottir, U.A., Fall, K., Fang, F., Huan,S., Donghao,L., & Wei Z. (2020). Psychological distress among health professional students during the COVID-19 outbreak. Psychol. Med. 11:1–3. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0033291720001555. Acesso em: 22 outubro. 2020

Zolotov, Y., Reznik, A., Bender, S., & Isralowitz, R. (2020). COVID-19 Fear, Mental Health, and Substance Use Among Israeli University Students. Int. J. Ment. Health Addict. 3:1-7. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11469-020-00351-8. Acesso em: 22 outubro. 2020

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Seixas Campêlo, B. . ., Medeiros da Silva, W. ., Cavalcante de Lima, J. ., Cristina Ribeiro, M. ., Cabral Silva, J. ., & Cabral, A. B. (2022). Os Impactos da Pandemia na Saúde Mental de Estudantes de Ciências da Saúde: The impacts of COVID-19 pandemic on the mental health status of students of health occupations. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2111