Plataformas Digitais para o Ensino e a Formação de Professores: uma experiência do PIBID

Autores/as

  • ANA JÚLIA SOARES ANTANA Universidade Federal de Alagoas
  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Danielle Araújo Mota Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2154

Palabras clave:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Oficina, Plataformas Digitais

Resumen

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade e na educação. Dessa forma, o presente trabalho trata do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como espaço para a exploração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino por meio de uma oficina realizada por participantes do programa para professores de uma escola do subprojeto Biologia. Nesse sentido, tem-se o objetivo de relatar o desenvolvimento de uma oficina sobre plataformas digitais para o ensino, que foram: portal do professor, YouTube, Canva, PhET e CmapCloud para auxiliar os professores nos processos de ensino e aprendizagem, tanto na preparação de materiais como recursos para as aulas. Os resultados demostraram a proposição da oficina com professores prevista no plano de ação do programa; o planejamento coletivo contando com os Iniciantes à Docência, professora supervisora, gestão escolar e coordenador de área; e a aplicação da oficina sobre plataformas digitais para o ensino. Por fim, foram realizados apontamentos acerca das contribuições do PIBID para a formação de professores e o uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem.

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Publicado

2022-04-02

Cómo citar

SOARES ANTANA, A. J., Fernandes de Araújo, A. ., & Araújo Mota, M. D. (2022). Plataformas Digitais para o Ensino e a Formação de Professores: uma experiência do PIBID. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2154

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP