Oficinas itinerantes do PIBID Geografia UFPel durante a pandemia da Covid-19: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2170Palabras clave:
conceitos geográficos, práticas educativas, materiais pedagógicos, ensino remotoResumen
A presente proposta tem como objetivo demonstrar a importância das oficinas itinerantes, desenvolvidas com alunos dos anos finais do ensino fundamental, sobre temas e conteúdos que articulam o conhecimento geográfico. Pretende-se, também, apontar os principais desafios na elaboração e execução das atividades no formato online, durante o ano de 2021. Para a elaboração das oficinas, partiu-se da perspectiva de uma pesquisa qualitativa, inicialmente, com uma revisão bibliográfica sobre os conceitos geográficos lugar, paisagem e território. Em seguida, as oficinas foram estruturadas com base em temas como: saneamento básico, saberes populares, estudo da cidade, processos endógenos e exógenos, relação entre música e Geografia, considerando o olhar geográfico e interdisciplinar. A aplicação das oficinas se deu em duas escolas da educação básica de Pelotas-RS. Como resultados, pode-se destacar que, mesmo com o desafio de trabalhar no formato online, as propostas foram bem desenvolvidas, o que proporcionou um período de importante aprendizado em relação aos conceitos da Geografia e sua relação com a vida cotidiana dos alunos. Apesar da dificuldade de acesso às tecnologias por parte dos alunos da educação básica, buscou-se organizar os materiais pedagógicos (resumos, maquetes, vídeos didáticos) de forma que estes pudessem chegar ao máximo de alunos possíveis. Pela característica de ser itinerante, as oficinas podem ser desenvolvidas em outras escolas, adaptando-se ao ano e ao nível de aprofundamento. Diante disso, o período pandêmico nos mostrou a necessidade de nos desafiarmos, de pensarmos a educação geográfica em diferentes perspectivas, prezando pela formação crítica e consciente dos sujeitos.
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