Vivências docentes em tempos de pandemia:
o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2173Palabras clave:
Racismo estrutural, literatura, pandemia, romantismoResumen
Esse artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em salas de aula do ensino remoto de duas monitoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté (UNITAU). As atividades foram elaboradas pelas monitoras e desenvolvidas com os alunos do Ensino Médioda EMEFM Professor José Ezequiel de Souza em Taubaté-SP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Cintra de Carvalho Pinto do departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU. O objetivo das atividades foi levantar uma discussão sobre o racismo presente em algumas obras literárias da terceira geração do romantismo brasileiro. Para tal, foram utilizados poemas e contos de dois autores: Castro Alves, um autor branco bastante reconhecido, e Maria Firmina dos Reis, uma autora negra pouco reconhecida. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizada uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa. Mesmo com as dificuldades do trabalho docente em meio à pandemia, com os resultados alcançados demontramos como as ferramentas pedagógicas e tecnológicas utilizadas no ensino remoto foram indispensáveis para sobrepor os obstáculos da educação básica, fazendo alunos e professores estarem preparados para as aulas on-line.
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Citas
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