Ensino de educação física na pandemia Covid-19: experiências no contexto do Programa Residência Pedagógica

Teaching physical education in the Covid-19 pandemic: experiences in the context of the Pedagogical Residency Program.

Autores/as

  • GUSTAVO HENRIQUE MONSORES DE ARAGÃO JATOBÁ Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Filipe P. CAETANO Universidade Federal de Alagoas
  • ARGENAZ O. MOREIRAO Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Maceió)
  • ANTONIO S. BARROS Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEDUC)
  • CHRYSTIANE VASCONCELOS ANDRADE TOSCANO Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2176

Palabras clave:

prática pedagógica, formação de professores, ensino remoto

Resumen

O objetivo do artigo foi identificar as possibilidades e dificuldades do ensino de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19, vislumbrando as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) à formação inicial dos futuros professores. A abordagem foi qualitativa, através do estudo documental, relatos de experiências e entrevistas com os vinte residentes participantes da 2ª edição 2020-2021 do subprojeto. No primeiro momento foi realizado análise documental dos registros (documental e gravações) postados no ambiente virtual de aprendizagem do subprojeto EF e no segundo momento foi realizado entrevistas a partir da plataforma Google Meet com perguntas dirigidas a experiência da regência no que se refere aos procedimentos conteudistas, possibilidades e dificuldades vivenciadas no curso das etapas do PRP e importância para formação. Os resultados demonstraram que a 2ª edição do PRP foi gestada no contexto da pandemia COVID-19; possibilitaram o acompanhamento da construção das bases legais que institucionalizaram o ensino remoto e o retorno às atividades presenciais, assim como, as interfaces com o contexto social e educacional em ebulição. A interlocução com os residentes foi marcada pela identificação das inúmeras agruras e momentos de realinhamento do saber-fazer pedagógico no contexto do ambiente virtual e retorno presencial. O chão da escola, mesmo que experimentado por trás de uma tela fria do computador e/ou celular, mais uma vez oportunizou aos residentes identificar que as dificuldades no trajeto docente exigem uma reflexão crítica, acerca do papel do professor de Educação Física na educação básica.

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Biografía del autor/a

GUSTAVO HENRIQUE MONSORES DE ARAGÃO JATOBÁ, Universidade Federal de Alagoas

Aluno do Curso de Educação Física - Licenciatura do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas.

Residente da 2ª Edicão do Programa Residência Pedagógica / subprojeto Educação Física do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas.

Antonio Filipe P. CAETANO, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas;

Professor colaborador do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Educação Física;

ARGENAZ O. MOREIRAO , Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Maceió)

Professor Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Maceió)

Preceptora do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto de Educação Física

 

ANTONIO S. BARROS, Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEDUC)

Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEDUC);

Preceptor do Programa Residência Pedagógica  - subprojeto Educação Física.

CHRYSTIANE VASCONCELOS ANDRADE TOSCANO, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas;

Professora Orientada do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Educação Física

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Archivos adicionales

Publicado

2022-04-02

Cómo citar

HENRIQUE MONSORES DE ARAGÃO JATOBÁ, G. ., P. CAETANO, . A. F., O. MOREIRAO , . A., S. BARROS, A., & VASCONCELOS ANDRADE TOSCANO, C. (2022). Ensino de educação física na pandemia Covid-19: experiências no contexto do Programa Residência Pedagógica: Teaching physical education in the Covid-19 pandemic: experiences in the context of the Pedagogical Residency Program. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2176

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP