Ensino de educação física na pandemia Covid-19: experiências no contexto do Programa Residência Pedagógica
Teaching physical education in the Covid-19 pandemic: experiences in the context of the Pedagogical Residency Program.
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2176Palabras clave:
prática pedagógica, formação de professores, ensino remotoResumen
O objetivo do artigo foi identificar as possibilidades e dificuldades do ensino de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19, vislumbrando as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) à formação inicial dos futuros professores. A abordagem foi qualitativa, através do estudo documental, relatos de experiências e entrevistas com os vinte residentes participantes da 2ª edição 2020-2021 do subprojeto. No primeiro momento foi realizado análise documental dos registros (documental e gravações) postados no ambiente virtual de aprendizagem do subprojeto EF e no segundo momento foi realizado entrevistas a partir da plataforma Google Meet com perguntas dirigidas a experiência da regência no que se refere aos procedimentos conteudistas, possibilidades e dificuldades vivenciadas no curso das etapas do PRP e importância para formação. Os resultados demonstraram que a 2ª edição do PRP foi gestada no contexto da pandemia COVID-19; possibilitaram o acompanhamento da construção das bases legais que institucionalizaram o ensino remoto e o retorno às atividades presenciais, assim como, as interfaces com o contexto social e educacional em ebulição. A interlocução com os residentes foi marcada pela identificação das inúmeras agruras e momentos de realinhamento do saber-fazer pedagógico no contexto do ambiente virtual e retorno presencial. O chão da escola, mesmo que experimentado por trás de uma tela fria do computador e/ou celular, mais uma vez oportunizou aos residentes identificar que as dificuldades no trajeto docente exigem uma reflexão crítica, acerca do papel do professor de Educação Física na educação básica.
Métricas
Citas
ANASTASIOU, L.G.C. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2007.
BARDIN L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Atividade Física para População Brasileira. Brasília: Ministério de Saúde, 2021.
FARIAS GO, BATISTA PMF, GRAÇA A e NASCIMENTO JV. Ciclos da Trajetória Profissional na Carreira Docente em Educação Física. Movimento. 2018; 24(2): 441-54.
FREITAS MC, FREITAS BM, DANUSA MA. Residência Pedagógica e sua Contribuição na Formação Docente. Ensino em Perspectivas. 2020; 1(2): 1-12.
GODOI M, KAWASHIMA LB, GOMES LA. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino de educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia. 2020; 36: 86-101.
GROSSI MGR, MINODA DS, FONSECA RGP. Impacto da Pandemia do COVID-19 na Educação: Reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação. 2020; 23(3):150-70.
LIMA APR, SILVA MHT, SILVA CR. A escola, a pandemia e o ‘ensino remoto’ repentino: aprendemos a tempo esta lição? Arma da Crítica. 2020; 14: 207-220.
Machado, R. B., Fonseca, D. G., Medeiros, F. M. & Fernandes, N. (2020). Educação física escolar em tempos de distanciamento social: Panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Porto Alegre: Movimento.
MATTAR KB, GARCIA RG. Entre soluções e ilusões: as (im)possibilidades do ensino remoto na escola pública. Ensino de Sociologia em Debate. 2021; 11(1): 1-21.
MELO RZ, RIZZO DTS, RIBEIRO EAG. Prática pedagógica e pocência: o olhar do professor de educação física no enfrentamento da covid-19. Kinesis. 2021; 39(01):01-17.
PITANGA FJG, BECK CC, PITANGA CPS. Atividade Física e Redução do Comportamento Sedentário durante a Pandemia do Coronavírus. Arq. Bras. Cardiol. 2020:[online]. DOI: https://doi.org/10.36660/abc.2020023.
Portaria 13.361/2021 da Secretaria de Educação de Alagoas (2021). Diário Oficial do Estado de Alagoas: nº 1682. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/storage/files/diary/2021/10/DOEAL-2021-10-21-COMPLETO-FzmQliw8jub-LyP69T1fiumbR1-ZefTcjnay3gXvRuFbImJTYWQrO.pdf
Portaria 3.019/2021 da Secretaria de Educação de Alagoas (2021). Diário Oficial do Estado de Alagoas: nº 1522. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/storage/files/diary/2021/02/DOEAL-2021-02-26-COMPLETO-3xQL2r59EnrkgSXC7K3-DuaF6Zd9wdgBZmtbQj1KI0Jvg1-SgTmae.pdf
Portaria 7651/2020 da Secretaria de Educação de Alagoas (2020). Diário Oficial do Estado de Alagoas: nº 1357. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/storage/files/diary/2020/06/DOEAL-2020-06-19-COMPLETO-9SVd9Z-Qh1lT18ks4jiFrOvG7N6fIhwn-TKZwY4SZJZy7ESGvpHGK.pdf
Portaria 9.975/2021 da Secretaria de Educação de Alagoas (2021). Diário Oficial do Estado de Alagoas: nº 1609. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/storage/files/diary/2021/07/DOEAL-2021-07-06-COMPLETO-24jiMYhM0viDHUfCn-SS1eqrzbQ-p4XEQ-3YL-XoxUWu3GXZp8ZQu.pdf.
SANTOS HMR. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspectivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa. 2020; 15(e2015805): 1-17.
Santos, J. P. & Lima, R. V. G. (2020). Formação de professores em tempos de pandemia. Brasília: Revista Projeção e Docência.
SILVA CM, MACHADO RB, FONSECA DG. Educação física e aulas remotas: um olhar para o trabalho com alunos com deficiência em escolas do Rio Grande do Sul. Pensar a Prática. 2021; 24:e66039.
Silva, A. J. F., Pereira, B. K. M., Oliveira, J. A. M., Surdi, A. C., & Araújo, A. C. (2020). A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: Realidades da educação física escolar. Cuiabá: Corpoconsciência, 57-70.
SOUZA JC, HICKMANN AA, ASINELLI-LUZ A, HICKMANN GM. A influência das emoções no aprendizado de escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2020; 101(258): 382-403.
TRIVIÑOS, A. N. S. & MOLINA NETO, V. (1999). A pesquisa qualitativa na Educação Física. Porto Alegre: Universidade/UFRGS/Sulina.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 GUSTAVO JATOBÁ, FILIPE CAETANO, ARGENAZ MOREIRA, ANTONIO BARROS, CHRYSTIANE TOSCANO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”