Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente:

relato de experiência na disciplina de Química

Autores/as

  • Bruna Oliveira Alves Universidade Estadual de Alagoas
  • Mário Diniz Agra Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Camila Soledade de Lira Pimentel Professora da Rede Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2193

Palabras clave:

Residência Pedagógica; Formação inicial; profissão docente.

Resumen

O presente trabalho caracteriza-se como um relato baseado na experiência e reflexão do desenvolvimento entre a relação da teoria com a prática, que se mostra como fundamento necessário à formação dos futuros profissionais da educação. Desse modo, teve como objetivo descrever à experiência e as atividades realizadas no Programa da Residência Pedagógica pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), coordenado pela CAPES, em uma escola da rede pública estadual de Canafístula de Frei Damião/AL, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma apresenta o desenvolvimento das aulas na disciplina de Química que aconteceram de maneira remota devido a pandemia do covid-19. Apesar dos desafios enfrentados os resultados foram positivos. Portanto a residência contribuiu na formação acadêmica proporcionando ferramentas e metodologias que possibilitaram aos residentes uma visão segura e um contato concreto com a profissão docente.

 

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<https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59708>.

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Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Oliveira Alves, B., Diniz Agra, M., & Soledade de Lira Pimentel, C. (2022). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente:: relato de experiência na disciplina de Química. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2193

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP