Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente:
relato de experiência na disciplina de Química
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2193Palabras clave:
Residência Pedagógica; Formação inicial; profissão docente.Resumen
O presente trabalho caracteriza-se como um relato baseado na experiência e reflexão do desenvolvimento entre a relação da teoria com a prática, que se mostra como fundamento necessário à formação dos futuros profissionais da educação. Desse modo, teve como objetivo descrever à experiência e as atividades realizadas no Programa da Residência Pedagógica pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), coordenado pela CAPES, em uma escola da rede pública estadual de Canafístula de Frei Damião/AL, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma apresenta o desenvolvimento das aulas na disciplina de Química que aconteceram de maneira remota devido a pandemia do covid-19. Apesar dos desafios enfrentados os resultados foram positivos. Portanto a residência contribuiu na formação acadêmica proporcionando ferramentas e metodologias que possibilitaram aos residentes uma visão segura e um contato concreto com a profissão docente.
Métricas
Citas
Almeida, E. E. O. S. d., Barros, J. B., Catão, S. N.; Sousa, A. N. d. (s.d.). O USO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. In VII Encontro de Docência da UEPB. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2019/TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID826_10102019221437.pdf
Barros, W. D. C., & Nobrega, D. G. A. (2016). Formação de Professor: A construção do saber docente [Comunicação Oral]. VIII Fórum Internacional de Pedagogia- FIPED, Campina Grande. <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24756>.
Brandt, A. G., Magalhães, N. R. S., Silva. F. L. G. R. (2021). DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática – Volume II. Bagai, – Curitiba-PR.
BRASIL. Decreto no 69.527, de 18 de março de 2020. Institui medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do covid-19 (coro-navírus), no âmbito da rede pública e privada de ensino no âmbito do Estado de alagoas, e dá outras providências. Maceió - AL, 18 mar. 2020. <http://consed.org.br/media/download/5e87313887278.pdf>.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de
Residência Pedagógica. <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-ainformacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>.
Damasceno, A. M. P., & Santos, M. R. C. d. (s.d.). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. VIII Fórum internacional da pedagogia. https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID1783_01102020221838.pdf
Figueiredo, V. L. M. F., & Fernandes, B. C. L. P. (2019). PORTFÓLIO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Amazônica Sobre Ensino de Geografia -RASENG, 01(01), 03 09. https://publicacoes.ifpa.edu.br/index.php/raseng/article/download/25/8#:~:text=O%20portfólio%20como%20recurso%20didático,ao%20Curso%20de%20Licenciatura%20em
Freitas, M. C., Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, 1(2), pp. 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540
Gonçalves, S. M. S., Silva, J. F., & Bento, M. G. (2019). Relato sobre o Programa de Residência Pedagógica: Um olhar sobre a Formação Docente. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 13 (48), pp. 670-683. http://idonline.emnuvens.com.br/id.
Lima, M. L. A. d., & Marques, V. R. (2021). Programa Residência Pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 23(3).
Santos, C. P. K. d., Günzel, R. E., & Uhmann, R. I. M. (2017). RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE MISTURAS. In EDQ- 37 anos: Rodas de Formação de Professores na Educação Química. https://edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s08/ficha-261.pdf
Ontoria, A. P.; Luque, A., & Gomez, J. P. R. (2006). Aprender com os mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. 2. ed. São Paulo: Editora Madras.
Silva, E. M.F. (2014). Práticas educativas: O uso do estudo dirigido e do seminário e suas contribuições para a aprendizagem significativa em química no 3º ano do ensino médio. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Silva, J. J., Sousa, J. L. S., Silva, G.G., Sousa, A.F., Silva, R.D. (2019). Contribuições do programa de residência pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem em química [Comunicação oral]. VI Congresso Nacional de Educação- CONEDU, Campina Grande.
<https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59708>.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Bruna Oliveira Alves, Camila, Mário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”