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DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2238Palabras clave:
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A pandemia da Covid-19 requereu alguns ajustes nas ações do Edital n°2/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em todas as instituições de ensino superior (IES) devido a necessidade do distanciamento físico entre as pessoas. Desse modo, este texto busca apresentar reflexões sobre como foi realizado o projeto institucional do programa em uma universidade pública baiana de ensino superior que contou com trinta e três (33) núcleos de iniciação à docência (ID) e setecentos e noventa e dois (792) discentes bolsistas, com o objetivo de compreender suas possíveis contribuições para a formação de professores, verificar os desafios postos nesse processo e identificar resultados e seus impactos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de âmbito maior sobre o programa e que toma o estudo de caso qualitativo como abordagem metodológica. Para tanto, tomamos como instrumento de estudo os dados contidos nos 2 (dois) relatórios elaborados pelos trinta e três professores/ coordenadores de área participantes do programa na IES e que foram disponibilizados no sistema institucional em dois (2) períodos distintos. A partir dos relatórios foi organizado um banco de dados (com quadros) consultado para a elaboração da síntese geral das informações investigadas. Consideramos que o trajeto desenhado pelo projeto institucional, a partir de seus núcleos de iniciação à docência, embora tenha enfrentado muitos desafios, foi importante para a formação de professores, uma vez que a experiência inaugurou um outro espaço-tempo de diálogo, formação e aprendizagem via plataformas digitais, ambientes virtuais e/ ou redes sociais demonstrando a capacidade de trabalho colaborativo, produção e partilha de saberes e práticas pelos pares envolvidos contribuindo para o fortalecimento da relação universidade/escola e a inovação e desenvolvimento profissional.
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