Música na Educação Infantil:

contribuição para o desenvolvimento da criança na escola

Autores/as

  • Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss Universidade Federal de Alagoas
  • Tainara Alves Teixeira Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2252

Palabras clave:

Planejamento; Projeto; PIBID

Resumen

O presente trabalho apresenta a análise da utilização da música na Educação Infantil; destacando a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Propomos a reflexão acerca da importância e contribuição para o desenvolvimento da criança, além de observar a presença da música no planejamento e práticas pedagógicas. A pesquisa teve como abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, oriunda da experiência no ano de 2017. A coleta de dados se deu em dois momentos: observação e aplicação de questionário. Além de efetuar uma análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), buscamos verificar como a música é evidenciada nos referidos documentos. Existem diversas maneiras de utilizar a música nesse espaço desde que contextualizando a fim de contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Conclui-se que a partir do planejamento e prática docente é possível tornar a música um instrumento pedagógico ativo na sala da Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Tainara Alves Teixeira Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia da UFAL - Campus do Sertão.

Professora da Educação Infantil do município de Paulo Afonso/BA.

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2022-04-02

Cómo citar

de Almeida Figueiredo Voss, L. K., & Alves Teixeira Lima, T. (2022). Música na Educação Infantil: : contribuição para o desenvolvimento da criança na escola. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2252

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP