Música na Educação Infantil:
contribuição para o desenvolvimento da criança na escola
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2252Palabras clave:
Planejamento; Projeto; PIBIDResumen
O presente trabalho apresenta a análise da utilização da música na Educação Infantil; destacando a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Propomos a reflexão acerca da importância e contribuição para o desenvolvimento da criança, além de observar a presença da música no planejamento e práticas pedagógicas. A pesquisa teve como abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante, oriunda da experiência no ano de 2017. A coleta de dados se deu em dois momentos: observação e aplicação de questionário. Além de efetuar uma análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), buscamos verificar como a música é evidenciada nos referidos documentos. Existem diversas maneiras de utilizar a música nesse espaço desde que contextualizando a fim de contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Conclui-se que a partir do planejamento e prática docente é possível tornar a música um instrumento pedagógico ativo na sala da Educação Infantil.
Métricas
Citas
ALGAYER, Karine Regina; TRUGILLO, Edneuza Alves. A música como ferramenta pedagógica no aprendizado da criança. Revista Eventos Pedagógicos., Cáceres, v.4, n.2, p.136-145, ago./dez. 2013. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1276>. Acesso em: 28/09/2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: D.O. 5 de outubro de 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 28/09/2021.
BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Lei 9394/96. Brasília/DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 28/09/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 28/09/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Brasília/DF, 2008. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11769-18-agosto-2008-579455-norma-pl.html > Acesso em: 29/08/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 13.278, de 02 de maio de 2016. Brasília/DF, 2016. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13278-2-maio-2016-782978-norma-pl.html>. Acesso em: 11/08/ 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 01/11/2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf > Acesso em: 11/ 05/ 2020.
CERON, Isabel Nercolini. A música na Educação Infantil: a contribuição da música para o desenvolvimento de crianças entre 0 e 5 anos. In: XVI Encontro Regional Sul da ABEM, v. 1 , 2015, Blumenau. Anais eletrônicos... Blumenau: XVI Encontro Regional Sul da ABEM, 2015. p.1-10.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
CORREIA, Marcos Antonio. A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação. Educar., Curitiba, n. 36, p.127-145, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n36/a10n36.pdf>. Acesso em: 21/08/ 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel. et al. UNIDADE 4 – ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GODOI, Luis Rodrigo. A importância da música na Educação Infantil. Londrina:UEL, 2011, 36p.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia): Universidade Estadual de Londrina, 2011. Disponível em: <https://www.meloteca.com/wp-content/uploads/2018/11/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil.pdf>. Acesso em: 20/12/2019.
GOHN, Maria da Glória; STAVRACAS, Isa. O Papel da Música na Educação Infantil. EccoS Revista Científica., São Paulo, v. 12, n. 2, p. 85-103, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/715/71518580013.pdf>. Acesso em: 28/09/2021.
LIMA, Cynthia da Silva. MELLO, Leila. Mara. A importância da música no processo de aprendizagem. Ciência Atual, Rio de Janeiro, v. 1, n 1, p. 97-106, 2013. Disponível em: <http://www.cnad.edu.br/revista-ciencia-atual/index.php/cafsj/article/viewFile/12/pdf>. Acesso em: 28/09/2021.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental: um estudo exploratório. Belo Horizonte: PUC, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2001. Disponível em: <http://server05.pucminas.br/teses/Educacao_LoureiroAM_1.pdf>. Acesso em: 2809/2021.
LORENTZ, Danielle Costa. O papel da música na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos., Cáceres, v. 6, n. 4, p. 100-108, nov./dez. 2015. Disponível em:<http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2010/1605>. Acesso em: 28/09/2021.
MOREIRA, Ana Claudia; SANTOS, Halinna; COELHO, Irene s.. A música na sala de aula - a música como recurso didático. Unisanta humanitas., São Paulo, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/view/273/274>. Acesso em: 28/09/2021.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG: 2011.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 30/09/2021.
SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa participante: alteridade e Comunidades interpretativas. Psicologia USP., São Paulo, V. 17, N. 2, p.11-41, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41889>. Acesso em: 28/09/2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2 – a pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss, Tainara Alves Teixeira Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”