Trato com o conhecimento da cultura corporal durante a pandemia da COVID-19:

realidade e possibilidades

Autores/as

  • Joelma de Oliveira Albuquerque Universidade Federal de Alagoas
  • Petra Schnneider Lima dos Santos UFAL
  • Vinícius Tenório Moraes Silva UFAL
  • Luis Fernando Farias Silva UFAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2264

Palabras clave:

educação física, ensino remoto, formação de professores

Resumen

As atividades pedagógicas que são sistematizadas e analisadas neste artigo, foram desenvolvidas pelo núcleo do PIBID Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, do Campus Arapiraca. Teve como objetivo analisar criticamente a realidade e as possibilidades do trato com o conhecimento da cultura corporal, desenvolvido através do PIBID Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca, no Ensino fundamental II, no contexto pandêmico, frente à necessária elevação da formação cultural humana, e a superação do atual modo de produção da existência – o capitalismo. Para tanto, utilizou-se das categorias filosóficas realidade e possibilidades, que compõem o método de conhecimento materialista histórico dialético, com o qual buscamos aproximações. A metodologia utilizada é a da sistematização de experiências. Os resultados foram sistematizados de acordo com os princípios curriculares para a seleção e o trato metodológico com o conhecimento. Constatou-se que a realidade de profunda desigualdade social impediu uma parte significativa de acessar o conhecimento escolar, e que, contraditoriamente, revelou possibilidades para se tratar os conteúdos de forma sistemática. Conclui-se que as possibilidades estão relacionadas com a formação de professores fundamentada em uma consistente base teórica que permita o enfrentamento das problemáticas identificadas.

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Citas

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Publicado

2022-10-10

Cómo citar

de Oliveira Albuquerque, J., Schnneider Lima dos Santos, P., Tenório Moraes Silva, V., & Farias Silva, L. F. (2022). Trato com o conhecimento da cultura corporal durante a pandemia da COVID-19: : realidade e possibilidades. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2264

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP