COVID-19: uma doença que abalou a educação básica e superior

Autores/as

  • Edjane Vieira Pires Universidade Estadual de Alagoas. Palmeira dos Índios, Alagoas (AL), Brasil
  • Wéllina Ribeiro Ferreira Universidade Estadual de Alagoas. Palmeira dos Índios, Alagoas (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2437

Palabras clave:

Educação básica e superior, Ensino remoto, Pandemia

Resumen

A doença COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, obrigou a transformar o modo de ensino presencial para virtual nas instituições de ensino ao redor do mundo. Isto por que, esse vírus apresenta um elevado potencial de contágio e pode causar infecção gravíssima. Esta problemática estava associada a não existência de qualquer tratamento ou vacina eficaz para combater o vírus e, portanto, a solução foi o isolamento social, que na educação, trouxe o modo remoto de ensino para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta revisão é trazer ao leitor uma visão geral dos impactos da pandemia por COVID-19, na educação básica e superior. Assim, esta revisão trás um panorama do que há na literatura, acerca dos impactos para a Educação Básica e superior decorrentes da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. È claro, que recorrer a educação a distância foi a melhor saída para não cancelar o processo educacional por tempo, até então, indeterminado, porém algumas fragilidades e consequências surgiram. Á exemplo, o acesso desigual a uma conexão com a Internet, o que resulta em uma distribuição desigual de recursos e estratégias, afetando principalmente pessoas de baixa renda ou mais vulneráveis. Esta crise oferece uma oportunidade sem precedentes, para que o Estado passe a gerir planejando maneiras eficazes e seguras, para atuar em situações atípicas e calamitosas.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Araújo, Z.T.S., S Cavalcanti, A. L. L. A., Pádua, C. A. L. O., & A França-Carvalho, A. D. (2020). Ensino remoto e avaliação da aprendizagem: estratégias adotadas por professores da rede de ensino da educação básica no Piauí. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora.

Barreto, J.S., Marília R.O.R.M.A., & da Cunha, C.A. Pandemia da covid-19 e os impactos na educação. Revista JRG De Estudos Acadêmicos, 3(7), 792–805.

Carmo, R. O. S., & Franco, A. P. (2019). Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professor universitários na educação a distância [From face-to-face teaching to online teaching: the learning of university teachers in distance education. Educação em. revista., 35.

Chaquime, L. P., & Mill, D. (2016). Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil [Dilemmas of techaing in distance education: a study about professional development under the perspective of tutors of the e-Tec Brazil Network]. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 97(245): 117-130.

Cordeiro, Karolina Maria de Araújo. (2020). O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino.

Federative Republic of Brazil (2020). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19 [Ordinance Nº 343 of March 17, 2020. Provides for the replacement of face-to-face classes by classes in digital media for the duration of the pandemic situation of the novel Coronavírus – COVID-19].

Fontana, M.I;., Rosa, M.A., & Kauchakje, S. A educação sob o impacto da pandemia Covid-19: uma discussão da literatura. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), dezembro, 2020.

Garcia, J.; & Garcia, N. F. (2020). Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 55, p. 1-14, e18870, out./dez..

Grossi, M. G. R., Minoda, D. DE S. M., & Fonseca, R. G. P. (2020). Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 150-170.

INEP. (2019). Sinopses Estatísticas do Censo da Educação Superior: 2018, Brasília,.

Lopes, R. P., & Fürkotter, M. (2016). Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto [Initial teacher’s training in times od DTIC: An open question]. Educ. rev., 32(4): 269-296.

Mancebo, D. (2020). Pandemic and Higher Education in Brazil. Revista Eletrônica de Educação, 14, 1-14

Marinoni, G., Land, H. V., & Jensen, T. (2020). The impact of covid-19 on higher education around the world. International Association of Universities (IAU).

Miller, M. D. (2016). Online Learning: Does It Work? In Minds Online: Teaching Effectively with Technology (pp. 19-41). Harvard University Press.

Organização Das Nações Unidas para educação, ciência e cultura-unesco. 2020. covid-19 and higher education: Today and tomorrow.

Pan American Health Organization (2020). Folha Informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Factsheet – COVID-19 (illness caused by the novel coronavirus)].

Pinto, F. R. M. (2020). covid-19: A new crisis that reinforce inequality in higher education in Brazil.

Rosa, R. (2013). Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias [Teaching work: difficulties pointed out by teachers in the use of technologies]. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, 1(1): 214-227.

Sahu, P. (2020). Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus 12(4).

Senhoras, E. M. (2020). Impactos da pandemia da covid-19 na educação. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora.

Tripathi, S. K., & Amann, W. C. (2020). covid-19 and Higher Education: Learning to Unlearn to Create Education for the Future. UNITED NATIONS.

Veiga, S. A., Toledo, H. S., & Portilho, T. G. (2020). Ensino remoto: quais foram os impactos na vida das pessoas que compõem o processo de ensino aprendizagem? Taubate/SP SETEMBRO.

Vibha Prabhu, A. N., Kamath, G. B., & Pai, D. V. (2020). Keeping the country positive during the COVID 19 pandemic: Evidence from India. Asian journal of psychiatry, 51.

Vieira, L., & Ricci, M. C. C. (2020). A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC. EDITORIAL DE ABRIL.

Wordlometer (2020). COVID-19 Coronavirus Pandemic. Dashboard [dedicated webpage].

Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Vieira Pires, E., & Ribeiro Ferreira, W. (2023). COVID-19: uma doença que abalou a educação básica e superior. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2437