A contribuição do consumo alimentar sustentável no desenvolvimento territorial local

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2478

Palabras clave:

Sistemas Agroalimentares, Sustentabilidade, Comercialização

Resumen

Nos últimos anos, vários países vêm dialogando sobre os caminhos do mercado, da economia, de recursos naturais e de como a população mundial irá se alimentar. Da mesma forma com que foi ditada, pela globalização, a maneira do acesso, do consumo e da produção de forma verticalizada e global, existe uma urgência em se modificar e ou até mesmo resgatar uma produção e um consumo sustentável a partir do fortalecimento da cultura local. Diante deste contexto, este trabalho tem o objetivo de identificar possíveis contribuições do aporte analítico e conceitual sobre consumo alimentar sustentável e sistemas agroalimentares para a discussão na abordagem local. A estrutura do trabalho está organizada em quatro seções, a primeira seção traz o debate do conceito de produção de alimentos e seu processo dentro da ruralidade. Na segunda seção debate-se sobre o consumo sustentável e sua função no desenvolvimento territorial. Na terceira seção analisa-se e discute-se a comercialização e,por fim,na última seção se discutempossíveis contribuições para o desenvolvimento territorial local. Nas últimas décadas a população mundial vem passando por transições nutricionais, epidemiológica, demográfica e tecnológica, o que contribui para a mudança de comportamento e de acesso às informações. As escolhas por alimentos minimamente processados e in natura, como promoção da saúde e prevenção de doenças, orientadas pelo Guia Alimentar da População Brasileira (2014), faz com que as pessoas sejam guiadas a preparar e consumir alimentos produzidos em suas regiões, fortalecendo a cultura e o desenvolvimento local.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renata Medeiros dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Nutritionist; master's student in Territorial Dynamics and Culturein theState University of Alagoas(Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL),Brazil.

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

Fisheries Engineer; PhD in Sociology; Master in Administration and Rural Communication; Permanent teacherof the Postgraduate Program in Territorial Dynamics and Culture of the State University of Alagoas(Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL), Brazil.

Citas

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar Para População Brasileira. 2. Ed.1. Brasília. 2014.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. –Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

MARTINEZ, I.B.; PIRES, M.L. Cooperativas e Revitalização dos Espaços Rurais: Uma Perspectiva Ocupacional Associativa. Cadernos de Ciências Tecnologia, Brasília. V.19, n.i, p.99-118, jan/abr. 2002.PAULA, N. F.; BEZERRA, I.;

PAULA, N. M. Saúde coletiva e agroecologia: necessárias conexões para materializar sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis. Saúde Debate | Rio de Janeiro, V. 46, N. Especial 2, P. 262-276, jun.2022.

WILKINSON, J. Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, 2008.

WILKINSON, J. O setor privado lidera Inovação Radical no Sistema Agroalimentar desde a produção até o consumo.In: GOULET, F.; LE COQ, J.F.; SOTOMAYOR, O. (org). Políticas Públicas e Sistemas de Inovação Agropecuária em América Latina, Rio de Janeiro: E-Papers, 2019.

WILKINSON, J. O Sistema Agroalimentar Global e Brasileiro Face à Nova Fronteira Tecnológica e às novas Dinâmicas Geopolíticas e de Demanda. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2022.

SOBAL,K; BISOGNI, C.A. Um modelo conceitual do sistema de alimentação e nutrição. Soc Sci Med.Out;47(7):853-63. (1998).

SOUZA; FORNAZIER; DELGROSSI. Sistemas Agroalimentares Locais: possibilidades de novos conexões de mercados para a agricultura familiar. São Paulo. Vol. 23, 2020.

TRICHES, R;SCHNEIDER, S. Alimentação, sistema agroalimentar e os consumidores: novas conexões para o desenvolvimento rural. Cuadernos de Desarrollo Rural, 47(7):853-863, (2014).

Descargas

Publicado

2024-03-24

Cómo citar

Santos, R. M. dos, & Lima, C. M. D. de. (2024). A contribuição do consumo alimentar sustentável no desenvolvimento territorial local. Diversitas Journal, 9(1), 388–394. https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2478