Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas

Autores/as

  • Rosane Batista de Souza Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas (AL), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6566-5191
  • Maria Dolores Fortes Alves Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2482

Palabras clave:

inclusão, educação, complexidade

Resumen

O texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva.

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Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Batista de Souza, R., & Fortes Alves, M. D. (2023). Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2482