Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2482Keywords:
inclusão, educação, complexidadeAbstract
O texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva.
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