Funções de mentor percebidas por alunos de instituições de educação superior em relação a professores mentores

Autores/as

  • Augusto Ferreira Ramos Filho Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8375-4024
  • Ildeberto Alves Moreira Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2511

Palabras clave:

Mentoria, Funções, Mentor, Carreira, Psicossociais

Resumen

As relações de mentoria são caracterizadas, em sua maioria, como interações positivas com foco no desenvolvimento da carreira e da vida. Este estudo teve como objetivo identificar as funções de mentor percebidas por alunos de instituições de ensino superior em relação a professores mentores segundo o modelo Kram (1988). As funções de mentor podem ser fragmentadas nas dimensões de careira e psicossociais. A pesquisa de cunho quantitativo, de corte transversal, utilizou de um questionário on-line disponibilizado na plataforma do Survey monkey com uma amostra de 658 respondentes de todas as regiões brasileiras. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, por meio da apresentação de tabelas e gráficos. De forma geral, todas as funções de mentor do modelo internacional foram observadas no contexto do ensino superior brasileiro, destacando-se as funções de carreira em detrimento das funções psicossociais. Especificamente as funções de tarefas desafiadoras, coaching e patrocínio na categoria de funções de carreira e  modelagem de papéis e amizade na categoria de funções psicossociais.

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Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Ramos Filho, A. F., & Alves Moreira, I. (2023). Funções de mentor percebidas por alunos de instituições de educação superior em relação a professores mentores . Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2511

Número

Sección

Dossiê Temático: Contabilidade e Inovação