Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2525Palabras clave:
Ensino de química, Ferramentas lúdicas, Relato de experiênciaResumen
Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química.
Métricas
Citas
BRAIT, L. F. R., MACEDO, K. M. F., SILVA, F. B., SILVA, M. R. & SOUZA, A. L. R. (2010). A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 8 (n. 1), p. 1-15. https://revistas.ufg.br/rir/article/view/40868/pdf
BULGRAEN, V. C. (2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1 (n. 4), p. 30-38. http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf
CORRÊA, D. M. V. B. & SILVA JÚNIOR, E. F. da. (2009). Ciência vai à Escola: o lúdico na educação em ciências. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1369-8.pdf
CUNHA, M. B. (2012). Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, v.34 (n. 2), p. 92-98. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf
FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (25ª ed). Paz e Terra.
JUNCKES, R. C. (2013, 5 a 7/06). A prática docente em sala de aula: mediação pedagógica [Resumo]. V SIMFOP - Simpósio para a Formação de Professores da Educação Básica: Desafios frente às Desigualdades Educacionais, Tubarão-SC: Campus Universitário. https://hugepdf.com/download/mediaao-pedagogica-programa-de-pos_pdf#modals
MESSEDER NETO, H. da S. & MORADILLO, E. F. de. (2016). O Lúdico no Ensino de Química: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Química Nova na Escola, [S.L.], v. 38 (n. 4), p. 360-368. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160048
MESSEDER NETO, H. da S. & MORADILLO, E. F. de. (2017). O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciência & Educação, [S.L.], v. 23 (n. 2), p. 523-540. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170020015.
ROSA, S. V. R. (2015). Ludicidade no Ensino de Ciências [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Curso de Pedagogia, Departamento de Educação Faculdade de Formação de Professores. São Gonçalo - RJ.
SOARES, M. H. F. B. (2008, 21 a 24/07). Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações [Resumo]. In Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, Brasil. http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf
SOARES, M. H. F. B. (2016). Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Redequim: Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, p. 5-13. https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1311
SALES, M. F. de, SILVA, J. S. da, HARAGUCHI, S. K. & SOUZA, G. A. P. (2020). Jornada radioativa: um jogo de tabuleiro para o ensino de radioatividade. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 4, p. 74-87. https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2307
TOZETTO, S. S. & GOMES, T. de S. (2009). A prática pedagógica na formação docente. Reflexão e Ação, v. 17, p. 181-196. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1150
KISHIMOTO, T. M. (1996). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. (4ª. ed). Cortez Editora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Camila dos Santos, Andressa Vital dos Santos, Iara Terra de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”