Geovisualização da expansão do ensino superior em duas regiões geográficas imediatas do Estado de Alagoas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2683

Palabras clave:

Universidade, Interiorização, Análise espacial

Resumen

Nos últimos anos, observou-se fortemente a ampliação da oferta do Ensino Superior em todo país, mais especificamente em cidades interioranas. Essa expansão está atrelada principalmente pela inserção de políticas públicas que visam à descentralização da oferta de cursos de graduação das grandes regiões metropolitanas para o interior dos Estados da Federação. Para compreendermos a dinâmica empreendida no território alagoano, foram definidas duas Regiões Geográficas imediatas para o desenvolvimento desse estudo. Metodologicamente, o artigo se estruturou em uma tríade: Na Literatura, na utilização das técnicas de geoprocessamento com o auxílio do banco de dados do IBGE e o uso do street View do Google Earth para identificar a localização das Instituições. O estudo apresentou a importância da expansão recente que, apesar das suas contradições, se estabelece no território promovendo o acesso e formação profissional em Regiões antes excluídas.

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Biografía del autor/a

Tiago Sandes Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Vinculado à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), Brasil.

Gisele Nunes de Souza Sandes, Faculdade Focos

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2007). Vinculada à Faculdade FOCOS. Curitiba, Paraná (PR), Brasil.

Citas

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Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Costa, T. S., & Sandes, G. N. de S. (2023). Geovisualização da expansão do ensino superior em duas regiões geográficas imediatas do Estado de Alagoas. Diversitas Journal, 8(4), 2959–2974. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2683