A especulação imobiliária e o fenômeno da segregação direcionado ao cemitério de União dos Palmares

Autores/as

  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Maria Sonia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.457

Resumen

Estudar o espaço urbano mediante o fenômeno do processo de segregação ligado à especulação imobiliária requer pesquisas exaustivas e cuidadosas, considerando a organização espacial da cidade de União dos Palmares, sendo de fundamental importância para explicar as dinâmicas socioespaciais. O objetivo principal deste artigo visa analisar a especulação imobiliária e os processos de segregação das ruas do centro localizadas no entorno do cemitério de União dos Palmares. A metodologia é baseada em estudos Corrêa (1995), Carlos (2005) e Santos (2013) e estudos empíricos do centro. A coleta de dados foi feita através aplicações de questionários, observação de campo e entrevistas informais. Os resultados obtidos constatam que pela aproximação do centro em relação ao cemitério provocou uma elevação dos preços imobiliários e como consequência o fenômeno de segregação espacial por diversos fatores intensificados pelo financiamento da compra de casas pela Caixa Econômica Federal e a proximidade do comércio local em relação as ruas do entorno cemitério. Consideramos que a formação dessas ruas se deu por um processo de segregação logo após ocorreu outro fenômeno que foi a especulação imobiliária que elevou os preços dos imóveis. A Caixa Econômica Federal foi então um veículo facilitador dessa reorganização financiando e promovendo as compras e causando o deslocamento dos antigos moradores para outros bairros mais periféricos ou até mesmo a migração para outras cidades.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL- campus V; Integrante do Grupo de Estudos Territoriais- GETERRI, coordenado pelo professor doutorando Reinaldo Sousa. Integrante do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos;Atualmente pesquisando, os fatores de atração e dispersão das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Citas

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8.ed.-São Paulo: contexto, 2005.

CORRÊA, Roberto Lobato, O espaço urbano. Ed. Ática S.A. São Paulo, 1995.

SANTOS, Milton A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. Tradução Myrna T. Rego Viana. 2ª ed., 1 reimpr, São Paulo: Editora da Universidade de São Paula, 2008..

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

Publicado

2017-04-30

Cómo citar

Silva, M. C. N. da, Silva, R. D. L. da, Santos, M. S. M. dos, & Silva, C. de O. (2017). A especulação imobiliária e o fenômeno da segregação direcionado ao cemitério de União dos Palmares. Diversitas Journal, 2(1), 56–61. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.457