Educar para vida, educar para o ser
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.528Resumen
RESUMO: Diante das transformações sociais exigindo a muitos jovens e adultos o retorno à escola frente à necessidade de se preparar para enfrentar os inúmeros desafios impostos pela atual sociedade, vemos a necessidade de se construir uma educação que leve a formação integral desses sujeitos. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho contribuir para formação integral de alunos jovens e adultos através do desenvolvimento de um ensino globalizado de química; para isso, realizamos uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo pesquisa-ação e descritivo, com alunos jovens de adultos, pertencentes ao Curso Técnico de Artesanato do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A pesquisa revelou que a formação integral acontece quando se constrói diferentes aprendizagens, e quando se considera o ser humano em sua globalidade; para isso, é necessário que os conteúdos de ensino dialoguem com os fatos reais, e, que as atividades educativas busquem estimular os aspectos emocionais, estéticos, criativos e intuitivos do aluno, os quais são fundamentais para que o aluno possa fazer novas descobertas sobre si mesmo, sobre suas potencialidades, além de adquirir novas posturas e atitudes frente sua realidade.
Palavras-chave: Ensino globalizado, Formação integral, Educação de Jovens e Adultos.
ABSTRACT: In the face of social change requiring many young people and adults returning to school in order to prepare themselves to face innumerous challenges posed by the current society, we see the need to build an education that leads to the integral formation of this subjects. Thus, this work aimed to contribute to the young and adults’ integral formation through the development of a globalized education of chemistry; for this purpose we conducted a qualitative research approach, a descriptive action-research type, with 15 young adults students, that took part of the Technical Craft Course of the Federal Institute of Alagoas (IFAL). The research revealed that the integral formation happens when one constructs different learning types and considers the human being in a global way. For this, it is necessary that the teaching contents dialogue with real life and the educational activities seek to stimulate emotional, aesthetic, creative and intuitive aspects of the students, which are essential for the student to make new discoveries about them selves and about their capabilities, in addition to acquiring new behaviors and attitudes towards their reality.
Keywords: Global education, Comprihensive training, Youth and adults education.
Métricas
Citas
BEHRENS, Marilda, Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: 3º ed. Vozes, 2009.
FERNANDES, João Viegas. Saberes, competências, valores e afectos necessários ao bom desempenho profissional do/a professor/a. Lisboa: Plátano Edições técnicas, 2001.
ALMEIDA, Maria de C.; CARVALHO, Edgard de A. Educação e complexidade: as sete saberes e outros ensaios (org). 5a ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ARNT, Rosamaria de M. Formação de professores e didática transdisciplinar: aproximações em foco. In: MORAES, Maria C.; Navas, Juan M. B.. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente (orgs). Rio de Janeiro: Wak Ed, 2010.
BEHRENS, Marilda, Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: 3º ed. Vozes, 2009.
BEHRENS, Marilda, Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos e portfólios. 2ª ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BRASIL. MEC/SETEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Brasília: SETEC/MEC, 1999.
COLL, C.; POZO, J. SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 3ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3. Ed.Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
LUFTI, Mansur. Cotidiano e educação em química. Rio Grande do Sul: editora Ijui, 1988.
MORAES, Maria C. O paradigma educacional emergente. 5a ed. Campinas, SP: Papiruas, 1997.
MORAES, Maria C.; NAVAS, Juan M. B. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente (orgs). Rio de Janeiro: Wak Ed, 2010.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3a ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: complexidade, transdisciplinaridade e incerteza. Disponível em: <http://www4.uninove.br/grupec/EdgarMorin_Complexidade.htm>. Acesso em 17 de março de 2012.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 6 ed. Petrólopis: Vozes, 2001.
PETRAGLIA, Izabel. Olhar sobre o olhar que olha: complexidade, holística e educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
VIEIRA, Adriano. Transdisciplinaridade: um caminhar da ciência com consciência. In: MORAES, Maria C.; NAVAS, Juan M. B. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente (orgs). Rio de Janeiro: Wak Ed, 2010.
YUS, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
___. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
___. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
___ Educar para a vida. Revista Educação. Publicado em setembro/2008. Disponível em : <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/120/artigo234139-1.asp>. Disponível em 28/06/2012. Acesso em 28/06/2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Tâmara Moraes Bastos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”