Entre o texto literário e leitor: da performance a formação de leitores no curso de Letras
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.577Resumen
RESUMO: Constantemente, nos estudos literários, surgem abordagens teóricas e metodológicas sobre a questão da leitura literária e, por conseguinte, a formação de leitores. Dessa forma, observa-se que a relação entre texto literário e leitor agrega outras características que perpassam os limites de um simples contato. É vista, então, uma relação sensorial que permeia o tempo e o espaço em que se acontece à leitura literária, havendo, além disso, uma fruição. Assim, a presente discussão objetiva refletir sobre a importância das experiências de performance na graduação em Letras, tendo em vista que a formação de professores de língua portuguesa carece instigar os estudantes a contatarem com a literatura na formação superior na tentativa de levar essas ricas experiências para a sala de aula na educação básica.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária, Relação, Formação de Professores.
ABSTRACT: Constantly, in the literary studies, theoretical and methodological approaches emerge on the question of literary reading and, therefore, the formation of readers. In this way, it is observed that the relationship between literary text and reader adds other characteristics that cross the limits of a simple contact. It is seen, then, a sensorial relation that permeates the time and the space in which the literary reading happens, being, besides, a fruition. Thus, the present discussion aims to reflect on the importance of performance experiences in undergraduate degree in Letters, considering that the training of Portuguese-speaking teachers needs to instigate students to contact literature in higher education in an attempt to bring these rich experiences to The classroom in basic education.
KEYWORDS: Literary Reading, Relationship, Teacher Training.
Métricas
Citas
AMARAL, E et al. Novas palavras. São Paulo: FTD, 2003.
BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.
CEREJA, W. R. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.
COLOMER, T. Andar entre os livros: a leitura literária na escola. São Paulo: global, 2007.
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
CULLER, J. Teoria literária: uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.
DALVI, M. A; RESENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R (Orgs). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s.d.
FREIRE, J. A. T. Os saberes da literatura e a formação do leitor. EntreLetras (Online), v. 1, p. 191-208, 2010.
GIACON, E. M. O. Natureza e Função da Literatura. Página de Debate: Questões de Linguistica e de Linguagem, v. 11, p. 1-8, 2009.
HOPPE, M. C; COSTA-HÜBES, T. C. Concepções de leitura na Educação Básica e a sua relação com a Prova Brasil. In: XI Jornada do HISTEDBR, 2013, Cascavel. Anais da XI Jornada do HISTEDBR. Cascavel - PR: Edunioeste, 2013.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971. LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
OBERG, M. S. P. Informação e significação: a fruição literária em questão. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2007, 211p.
OLIVEIRA, E. K. Corpo a corpo com o texto literário. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2009, 167p.
OLIVEIRA, E. K. Leitura, voz e performance no ensino de literatura. Signotica (UFG), v. 22, p. 277-307, 2010.
PINHEIRO, H (Org). Pesquisa em Literatura. 2. ed. Campina Grande-PB: Bagagem, 2011.
SILVA, I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: PG Letras 30 Anos, 2006. Anais do PG Letras 30 anos, 2006.
SILVA, L. L. M. A escolarização do leitor: a didática da destruição da leitura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
VIGOSTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins fontes, 1998.
ZINANI, C.J.A.; SANTOS, S.R.P. dos. Ensino da literatura: lugar do texto literário. In: ZINANI, C.J.A. et al. Transformando o ensino de língua e de literatura: análise da realidade e propostas metodológicas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Silvio Nunes da Silva Júnior, Eliane Bezerra da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”