v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido

					Visualizar v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido

Apresentamos à sociedade científica brasileira e mundial o volume 2, número 3, de 2017 do Diversitas Journal, publicado pela Universidade Estadual de Alagoas (ISSN 25255215), com o tema Bioma Caatinga: convivência no semiárido. Esta edição destaca a singularidade do bioma Caatinga, um dos ecossistemas mais ricos e desafiadores do Brasil, e explora as estratégias de convivência sustentável no semiárido, promovendo a valorização dos recursos naturais e culturais da região.

Os artigos desta edição abordam temas como a preservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e as práticas tradicionais das comunidades locais. Além disso, são apresentados estudos de caso que ilustram como a ciência pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no semiárido, respeitando as especificidades do bioma Caatinga.

Com uma abordagem interdisciplinar, esta edição do Diversitas Journal convida os leitores a refletirem sobre a importância de integrar conhecimento científico e saberes tradicionais para enfrentar os desafios ambientais e sociais do semiárido. É uma leitura indispensável para pesquisadores, gestores e todos aqueles comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do bioma Caatinga.

Publicado: 2017-12-15

Editorial

  • Editorial

    José Crisólogo de Sales Silva, Ricardo Santos de Almeida
    359-362
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.576

Ciências Ambientais

  • Uso e Ocupação do Solo em Áreas de Proteção Permanente de Reservatórios Artificiais

    Leandro Antonio Oliveira, Juliete dos Santos, Maria Ediney Ferreira da Silva
    363-376
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.527

Ciências Biológicas

  • Avaliação dos conhecimentos, atitudes e medidas de prevenção contra a dengue na cidade de Senador Rui Palmeira/AL

    Maria Regina Oliveira da Silva, Pedro Juvino de Souza Júnior, Claudimary Bispo dos Santos
    377-381
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.516

Educação e Ensino

  • A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia

    Tiágo Gomes dos Santos, Lindinalva Miguel da Silva, Angela Maria Araújo Leite
    421-428
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.517
  • A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente

    Maria Aparecida Vieira de Melo
    429-446
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.578
  • Conteúdos de ensino em ciências: as pedras fundacionais na prática docente pelo ensino por investigação

    Liliane Oliveira de Brito
    447-452
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.513
  • Entre o texto literário e leitor: da performance a formação de leitores no curso de Letras

    Silvio Nunes da Silva Júnior, Eliane Bezerra da Silva
    453-468
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.577
  • Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração

    Edel Alexandre Silva Pontes, Thiago Araújo Pontes, Luciano Martins da Silva, Janaina Rodrigues de Miranda, Janaine Ferreira dos Santos, Isabelle Alves de Amorim
    469-476
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.552

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  • A imagem do contabilista no sertão alagoano: um estudo no município de Santana do Ipanema/AL

    Tatiana Frey Biehl Brandão, Dalma da Silva Cavalcante, Daniela Gonzaga Silva, Paula Thyara da Silva Santos, Yugo Rômulo Batista Bezerra
    382-388
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.496
  • Agricultura Urbana como uma alternativa: sua ocorrência no Bairro Santa Amélia, Maceió/AL

    Ana Maria Melo, Maria Claudicea da Silva Salustiano, Cirlene Jeane Santos e Santos, Ricardo Santos de Almeida
    389-402
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.531
  • Programas sociais de renda mínima: uma análise do Programa Bolsa Família em São José da Tapera/AL

    Janayson Rodrigues dos Santos, Sanielma Lessa da Silva
    403-409
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.529
  • Relações identitárias e a representação da infância em “As horas da minha alegria”

    Wilma Lima Maciel, Ricardo Santos de Almeida
    410-420
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.575