O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.598Resumen
RESUMO: O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras tem representado um desafio para os professores, principalmente nos municípios de pequena população do interior do Nordeste brasileiro. Esse é o caso da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, no Município de Canindé de São Francisco/SE. objetivou-se com este estudo analisar as contribuições das TICs na escola no que se refere ao desempenho e motivação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nesse artigo faz-se um estudo de como os professores de Geografia dessa escola trabalham com as TICs e qual a contribuição que essas tecnologias têm dado ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Foram pesquisados cinco professores de Geografia. Os resultados mostraram que as tecnologias têm contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os professores sentem muita dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas, pois, de uma forma geral, não possuem ou recebem capacitação.
Palavras-chave: Ensino da Geografia. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: The use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian public schools has been a challenge for teachers, especially in small towns in the interior of the Brazilian Northeast. This is the case of the Municipal School Maria do Carmo Nascimento Alves, in the Municipality of Canindé de São Francisco / SE. the purpose of this study was to analyze the contributions of ICTs in school regarding performance and motivation in the development of student learning. In this article, a study is made of how the Geography teachers of this school work with ICTs and what contribution these technologies have given to the teaching-learning process. The methodology adopted was qualitative, using as a data collection instrument the questionnaire. Five geography teachers were surveyed. The results showed that the technologies have contributed to the teaching-learning process. However, teachers find it very difficult to use technological tools because, in general, they do not have or receive training.
Keywords: Geography Teaching. Information and Communication Technologies (ICTs). Teaching-learning.
Métricas
Citas
BIANCHI, P. Relato de Experiência em Mídia Educação (Física) com Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/Sc. In: XVI CONBRACE, Anais... Salvador, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: Mec/SEF, 1998.
DANTAS. J. P. O ensino de Geografia e as tecnologias da informação e comunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância. 2011. 13 f. Monografia (Pós-graduação em Educação a Distância)- Universidade Federal do Paraná e Escola do Governo do Rio Grande do Norte, Paraíba, 2011.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, Anais... São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MINAYO, M.C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 8, n. 2, p. 527-538, 2009.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba. Champagnat, 2004.
MORAIS, C. M. S. Novas tecnologias no contesto escolar. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, n. 18, agosto de 2000.
PLÁCIDO, M. E. Formação Continuada de Professores: Análise sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC na Organização do trabalho Pedagógico. 2011.96,97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Aracaju, Sergipe, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Adriana Silva Caetano, Denis Rocha Calazans
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”