O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano

Autores/as

  • Adriana Silva Caetano UFAL, Secretaria Municipal de Educação de Canindé de São Francisco/SE
  • Denis Rocha Calazans Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.598

Resumen

RESUMO: O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras tem representado um desafio para os professores, principalmente nos municípios de pequena população do interior do Nordeste brasileiro. Esse é o caso da Escola Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, no Município de Canindé de São Francisco/SE. objetivou-se com este estudo analisar as contribuições das TICs na escola no que se refere ao desempenho e motivação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Nesse artigo faz-se um estudo de como os professores de Geografia dessa escola trabalham com as TICs e qual a contribuição que essas tecnologias têm dado ao processo de ensino-aprendizagem.  A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Foram pesquisados cinco professores de Geografia. Os resultados mostraram que as tecnologias têm contribuído para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os professores sentem muita dificuldade em utilizar as ferramentas tecnológicas, pois, de uma forma geral, não possuem ou recebem capacitação.

 

Palavras-chave: Ensino da Geografia. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ensino-aprendizagem.

 

 

ABSTRACT: The use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian public schools has been a challenge for teachers, especially in small towns in the interior of the Brazilian Northeast. This is the case of the Municipal School Maria do Carmo Nascimento Alves, in the Municipality of Canindé de São Francisco / SE. the purpose of this study was to analyze the contributions of ICTs in school regarding performance and motivation in the development of student learning. In this article, a study is made of how the Geography teachers of this school work with ICTs and what contribution these technologies have given to the teaching-learning process. The methodology adopted was qualitative, using as a data collection instrument the questionnaire. Five geography teachers were surveyed. The results showed that the technologies have contributed to the teaching-learning process. However, teachers find it very difficult to use technological tools because, in general, they do not have or receive training.

 

Keywords: Geography Teaching. Information and Communication Technologies (ICTs). Teaching-learning.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriana Silva Caetano, UFAL, Secretaria Municipal de Educação de Canindé de São Francisco/SE

Especialista em Ensino de Geografia na Universidade Federal de Alagoas.

Denis Rocha Calazans, Instituto Federal de Alagoas

Professor de Geografia do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. Professor da Pós-graduação em Ensino de Geografia EAD, da Universidade Federal de Alagoas. Possui especialização em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento

Citas

BIANCHI, P. Relato de Experiência em Mídia Educação (Física) com Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/Sc. In: XVI CONBRACE, Anais... Salvador, 2009.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: Mec/SEF, 1998.

DANTAS. J. P. O ensino de Geografia e as tecnologias da informação e comunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância. 2011. 13 f. Monografia (Pós-graduação em Educação a Distância)- Universidade Federal do Paraná e Escola do Governo do Rio Grande do Norte, Paraíba, 2011.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, Anais... São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MINAYO, M.C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MARTINHO, Tânia; POMBO, Lúcia. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 8, n. 2, p. 527-538, 2009.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba. Champagnat, 2004.

MORAIS, C. M. S. Novas tecnologias no contesto escolar. Revista Comunicação e Educação, São Paulo, n. 18, agosto de 2000.

PLÁCIDO, M. E. Formação Continuada de Professores: Análise sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC na Organização do trabalho Pedagógico. 2011.96,97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Aracaju, Sergipe, 2011.

Publicado

2018-03-31

Cómo citar

Caetano, A. S., & Calazans, D. R. (2018). O uso das TIC’S no ensino da geografia em uma escola municipal do sertão sergipano. Diversitas Journal, 3(1), 157–168. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.598